Guia de Roma: tudo que você precisa saber antes de ir

Oi people!

Se vocês estão pensando em ir para Roma, estão no lugar certo! Nesse Guia de Roma vou fazer um super resumo das informaçōes fundamentais que vocês precisam saber antes de ir, e que com certeza vão ajudar MUITO no planejamento da viagem.

Vou contar um pouquinho sobre a cidade, qual a melhor época para visitar, qual moeda é utilizada, onde se hospedar e outras dicas gerais importantíssimas.

Depois de ler esse post, recomendo ainda darem uma olhadinha nos outros para complementar o conteúdo sobre Roma:
 O que fazer em Roma: 15 atrações para conhecer sem gastar nada
Explorando a Roma Antiga: Coliseu, Forum Romano, Palatino e mais
 Onde comer em Roma: as melhores cafeterias, pasticcerias e gelaterias
 Onde comer em Roma: restaurantes maravilhosos para incluir no roteiro
 Guia completo do Vaticano: como chegar, dicas e roteiro de um dia

Vista da Terraza del Pincio | Foto: M.O.V.E project
SOBRE A CIDADE

Após serem abandonados às margens do Rio Tibre, os gêmeos Rômulo e Remo foram salvos e amamentados por uma loba. Já adultos, eles decidiram fundar uma nova cidade, mas não conseguiram chegar em um acordo sobre sobre sua localização. Romulus resolveu a situação matando seu irmão e assim Roma foi fundada em 753 a.C.

A cidade é capital da Itália, sede da igreja católica e seu centro histórico é Patrimônio Mundial da UNESCO. Até hoje é conhecida como a “Cidade Eterna” do mundo porque os romanos acreditavam que Roma duraria para sempre independente do que acontecesse ou quantos impérios surgissem ou caíssem – e eles não estavam errados! Suas ruas abrigam escavaçōes e ruínas de construçōes icônicas que datam de milhares de anos e contam sua história ilustre. É literalmente um museu a céu aberto!

MELHOR ÉPOCA

Março a Maio: A primavera é uma ótima estação em Roma! O clima é fresco, os dias são bonitos e as árvores ficam super floridas. As temperaturas variam de 7°C a 23°C nessa época do ano.

Junho a Agosto: O verão é rigoroso em Roma e por isso muitos locais optam por viajar nessa época, principalmente no mês de Agosto. O clima é extremamente úmido e as temperaturas são altas, podendo chegar a 35°C. Pode não parecer muito, mas a sensação é abafada e nada agradável para caminhar e fazer passeios ao ar livre.

Setembro a Novembro: No outono as temperaturas começam em 8°C e podem chegar até 27°C em dias ensolarados que os romanos chamam de “ottobrata“. São dias frescos e não chove muito, mas podem haver algumas pancadas espalhadas ao longo dos meses, principalmente em Setembro.

Dezembro a Fevereiro: O inverno é a estação mais fria e “molhada”, com mais chances de chuva em Dezembro. As temperaturas variam entre 3°C e 13°C.

Como a grande maioria das atraçōes em Roma são a céu aberto, recomendo evitarem estaçōes extremas como o inverno e o verão e planejarem a viagem na primavera ou no outono, estaçōes mais amenas, onde você pode usar roupas mais leves, confortáveis e andar bastante sem o sofrimento, seja de calor ou frio.

MOEDA

A moeda oficial é o Euro. Recomendo fazer o câmbio antes da viagem e levar alguma quantia em dinheiro. A grande maioria dos lugares aceita cartão (com aproximação, inclusive) mas é sempre bom ter um plano B em casos de emergência.

ONDE SE HOSPEDAR

Se é sua primeira vez em Roma e o objetivo é explorar a cidade ao máximo, recomendo muito se hospedar no Centro Histórico. Utilize pontos turísticos como a Fontana di Trevi ou o Panteão como referência na hora de procurar um hotel. Essa area é bem central e um ótimo ponto de partida para fazer tudo a pé.

Hotel Vite: Essa foi a nossa escolha e a experiência foi excelente no geral. É um hotel boutique pequeno, mas charmoso, moderno, confortável e muito limpo localizado a poucos minutos da Fontana di Trevi e quase na esquina com a Via del Corso, uma das principais ruas do Centro, cheia de lojas boas e super movimentada. Tem elevador, camareira todos os dias, um funcionário sempre a disposição na recepção e um lounge com café Nespresso a vontade. O único ponto que nos incomodou é que o banheiro era bem pequeno mas relevando isso, recomendo muito esse hotel!

Hotel 55: Localizado exatamente ao lado do Hotel Vite, esse era nossa segunda opção. O 55 é um hotel 4 estrelas, também pequeno mas super moderno e elegante.

MZ Hotel: O MZ está localizado na região do Campo de Fiori, bem perto de Trastevere. O hotel é 3 estrelas, moderno, tem elevador, serviço de quarto e recepção 24 horas. Ótima opção!

Se já conhece Roma e procura uma região mais local e tranquila, recomendo se hospedar em Trastevere. O bairro fica logo depois do Rio Tibre, é um dos mais boêmios da cidade, abriga os melhores restaurantes locais e tem fácil acesso ao centro histórico, seja usando transporte público ou caminhando.

Nossa escolha: Hotel Vite | Fotos: M.O.V.E project
COMO SE LOCOMOVER

A melhor forma de explorar Roma é caminhando! As principais atraçōes estão concentradas no Centro Histórico e as distâncias não são longas então dá para ir de um lado para o outro andando. Do Centro Histórico ao Vaticano ou Trastevere, que estão localizados depois do Rio, por exemplo, a distância já é um pouquinho maior; são aproximadamente 30 minutos andando. Se o clima estiver bom e vocês tiverem tempo e disposição, é uma caminhada super viável e agradável, passando por vários lugares interessantes no caminho (absolutamente tudo em Roma é interessante!).

Esqueçam aplicativos como Uber ou Lyft! Eles funcionam muito mal na cidade. O sistema de ônibus é decente, mas infelizmente as rotas do Centro Histórico não cobrem quase nada. Os ônibus são mais úteis em trechos mais longos como Testaccio e Piramide.

A melhor alternativa são os táxis que podem ser mais caros, mas recomendo em situaçōes pontuais. Existem MUITOS pontos de táxis e táxis por toda a cidade. Eles trabalham com taxímetro e, todas as vezes que eu utilizei, os motoristas foram muito gentis e simpáticos, mas tenham em mente que o trânsito em si é um pouco caótico devido às ruas apertadas e o grande movimento tanto de carros quanto de pessoas.

Nós fizemos TUDO andando e utilizamos táxis apenas em algumas situaçōes. Por exemplo, no dia que fomos conhecer o Vaticano, precisávamos chegar lá muito cedo e, ao invés de caminhar, optamos por chamar um táxi. O trajeto foi de aproximadamente 15 minutos e custou menos de Є10 saindo do nosso hotel no Centro.

SEGURANÇA

Nos sentimos seguros a todo momento andando por Roma, inclusive a noite. O Centro Histórico principalmente, é muito bem policiado e conta com patrulhas e tendas do exército nos principais pontos turísticos.

Uma coisa que deve ser reforçada é a questão dos furtos. Estejam sempre atentos aos seus itens pessoais, bolsos e bolsas, especialmente nas atraçōes mais cheias e tumultuadas. Os furtos acontecem MUITO.

Outra situação que é chata, mas não chega a ser uma ameaça, são os homens vendendo flores pela cidade. Eles chegam muito perto e te abordam esticando o braço oferecendo as flores para você comprar. Não caiam nessa! Eles são muito insistentes e invasivos. A melhor coisa a fazer é não interagir e passar direto.

Largo di Torre Aregntina | Foto: M.O.V.E project
DICAS GERAIS IMPORTANTES

Planejamento: Roma é um destino super rico em atraçōes e muito concorrido independente da época do ano que você escolher ir. Comece a se planejar com bastante antecedência, defina tudo o que quer fazer, crie sua programação e compre os ingressos das pelo menos duas semanas antes da data da sua viagem. Em hipótese alguma deixe para comprar na hora – as filas são imensas e você ainda corre risco de não conseguir ingressos!

Riposo: Em Roma e na Itália em geral, existe a cultura do “riposo“, ou seja, os restaurantes fecham logo depois do almoço e reabrem somente para o jantar. Levando isso em consideração, não cometa o erro de começar a procurar um restaurante para comer entre 2PM 6PM! Se organize para comer antes ou, em último caso, procure cafeterias ou as famosas “pasticcerias“, que costumam ficar abertas direto. Tem um post só sobre isso, onde recomendo algumas para experimentar na cidade – clica aqui para ler.

Internet: É muito importante ter internet no celular para se localizar! Nao é muito fácil andar em Roma – as ruas são pequenas, estreitas e os nomes são em Italiano (claro) – por isso, o GPS será seu melhor amigo. Usei o próprio app do Google Maps e funcionou muito bem.

Tomada: Eu esqueci de levar meu adaptador universal e precisei comprar um assim que cheguei porque a tomada lá é tipo L, usado somente na Itália e no Chile. Leve o seu adaptador universal ou prepare-se para gastar mais de Є15 euros comprando um lá.

Vestimenta: As igrejas, capelas, templos e o Vaticano exigem um traje que cubra os joelhos, os ombros e de preferência sem decotes. Se for visitar esses lugares, se programe para respeitar a vestimenta. Em último caso, tenha sempre um lenço grande para jogar por cima do look.

Espero que tenham gostado do post 🙂

Acompanhem também:
Instagram: @m.o.v.e.project
Tiktok: @moveproject
E façam parte da nossa comunidade no Telegram clicando aqui.

Confira também:

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *