Onde comer em Roma: as melhores cafeterias, pasticcerias e gelaterias

Oi people!

Dando continuidade aos posts sobre Roma, hoje vamos falar sobre cafeterias, “pasticcerias” e gelaterias. Ok, mas o que são “pasticcerias”? Em português significa “pastelaria” e é a parte da culinária dedicada à doces como bolos, biscoitos, chocolates, outros doces típicos da região e também salgados como pães, sanduíches e canapés.

Eu não sei vocês, mas eu simplesmente AMO esse conceito! Tanto para tomar um café da manha gostoso e reforçado, quanto para um pitstop a tarde, no meio da programação, para recarregar as energias. Tem coisa melhor?

Em Roma existem milhares de gelaterias, cafeterias e “pasticcerias” locais – praticamente uma a cada esquina- e elas são maravilhosas, então é quase impossível errar na escolha! Mas de qualquer forma, vou compartilhar nesse post algumas que fui, amei e recomendo muito que vocês incluam no roteiro!

Confiram também outros posts sobre Roma:
O que fazer em Roma: 15 atraçōes para conhecer sem gastar nada
Explorando a Roma Antiga: Coliseu, Forum Romano, Palatino e mais
Onde comer em Roma: dicas e restaurantes maravilhosos para incluir no roteiro
Guia completo do Vaticano: como chegar, dicas e roteiro de um dia

Agora vamos ao que interessa!?

CAFETERIAS E PASTICCERIAS

• Cafe La Biga

Café com vista para o Coliseu! Aliás, ele é uma ótima referência para fotos incríveis com o Coliseu de fundo. O café em si é maravilhoso, o atendimento é atencioso e foi aqui que comi o melhor “cornetti” da viagem; quentinho e muito crocante! Eles também servem sanduíches, saladas, o cardápio é extenso – boa opção para um almoço rápido.

Endereço: Via Nicola Salvi, 65/66/67, 
Site: Clique aqui

Que tal um café com esse visual? Café La Biga. | Fotos: M.O.V.E project

• Antico Caffe Greco

O Caffe Greco foi inaugurado em 1760 e já se tornou uma atração por ser o café mais antigo de Roma e o segundo mais antigo da Itália, depois do Caffè Florian, em Veneza. Então definitivamente, vale a pena conhecer!

Endereço: Via dei Condotti, 86
Site: Clique aqui

• Bar della Vite

Esse café ficava embaixo do nosso hotel e gostamos tanto que paramos nele quase todo dia, em horários diferentes! Tem mesinhas do lado de fora, servem um café delicioso e tem sanduíches na chapa, omelete, frutas, “cornettis” e mais.

Endereço: Via della Vite, 16
Site: Clique aqui

Café da manhã em Roma: Bar della Vite | Foto: M.O.V.E project

• Roscioli Caffe Pasticceria

Fundado pela família Roscioli, é considerado um dos melhores cafés em Roma! A variedade de doces é enorme e a qualidade deles é diferenciada. O destaque fica para o “Maritozzi” – mas se quiser experimentar chegue cedo. Eles são tão maravilhosos que esgotam ao longo do dia!

Endereço: Piazza Benedetto Cairoli, 16
Site: Clique aqui

• Sant’Eustacchio

Cafeteria fundada em 1938 a poucos passos da famosa Piazza Navona. Os donos torram o próprio café utilizando grãos 100% arábica e ainda vendem esses grãos, cápsulas nespresso e uma grande variedade de outros produtos no local. Parada obrigatória para quem ama um bom café gourmet.

Endereço: Piazza di S. Eustachio, 82
Site: Clique aqui

• Pasticceria Valzani

Pasticceria” fundada pela família Valzani em 1925 em Trastevere, atualmente um dos bairros mais locais e descolados de Roma. Tudo é produzido no local mantendo os antigos procedimentos artesanais. O destaque vai para o Pangiallo, o Torrone, o Mostaccioli, o famoso Cannoli e o Limoncello caseiro.

Endereço: Via del Moro, 37A/B
Site: Clique aqui

• Bar Gambero

Uma mistura de bar, café e “pasticceria“, bem no centrinho de Roma, ideal para um café da manhã ou pit stop rápido ao longo do dia. Eles tem muitas opções de sanduíches prontos deliciosos, doces e cervejas locais super geladas além de cafés, é claro.

Endereço: Via del Gambero, 40
Site: Não tem

GELATERIAS

DICA: As filas das gelaterias mais famosas são enormes durante o dia, então para evitá-las procure ir em unidades mais afastadas do centro e dos pontos turísticos e escolha horários alternativos, principalmente a noite. Só não pode sair de Roma sem experimentar um desses Gelatos!

• Venchi

Existem muitas gelaterias em Roma, mas essa foi a minha preferida e é uma das mais famosas! A Venchi tem diversas unidades espalhadas pela cidade, as lojas são lindas e oferecem uma grande variedade de sabores, além de toppings extras como calda de chocolate, granulado etc.

Endereço: Vários
Site: Clique aqui

Gelateria Venchi, a melhor na minha opinião! | Fotos: M.O.V.E project

• Grom

Outra gelateria que vale muito a pena conhecer! Foi inaugurada em Turin, em 2003 por dois amigos e atualmente tem 8 unidades em Roma e muitas outras espalhadas pela Europa.

Endereço: Vários
Site: Clique aqui

• Giolitti

Inaugurada em 1890 pela família Giolitti, essa é uma das gelaterias mais tradicionais de Roma. Eu provei Limoncello e Manga e não gostei de nenhum dos dois! Mas, pela história e tradição do lugar, acho que vale a pena incluir no roteiro e conhecer, afinal, eles servem também cafés, docinhos típicos e salgados.

Endereço: Via degli Uffici del Vicario, 40
Site: Clique aqui

Giolitti | Fotos: M.O.V.E project

Fiquei com MUITA saudade desses doces e cafés relembrando todos esses lugares maravilhosos!
Espero que tenham gostado do post 🙂

Acompanhem também:
Instagram: @m.o.v.e.project
Tiktok: @moveproject
E façam parte da nossa comunidade no Telegram clicando aqui.

Confira também:

4 Comments

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *