O que comer na Itália: doces e pratos típicos para experimentar durante sua viagem

Oi people!

A culinária Italiana é extremamente rica, vasta e vai muito além de apenas uma simples refeição. Para os Italianos, comida é assunto sério, envolve raízes culturais, família, diferentes geraçōes e muita história.

Ela oferece diversos pratos típicos maravilhosos, inclusive alguns deles se tornaram tão populares com o passar dos anos, que são replicados ao redor do mundo todo!

Nesse post vou listar alguns dos melhores doces, salgados e pratos para vocês experimentarem um por um durante uma viagem pela Itália.

Vale lembrar que temos ainda dois posts sobre o assunto:
Onde comer em Roma: dicas e restaurantes maravilhosos para incluir no roteiro
Onde comer em Roma: as melhores cafeterias, pasticcerias e gelaterias

Buon Appetito 🙂

DOCES E SALGADOS

Cornetto: Uma mistura de croissant com brioche. A diferença é que ele é um pouco mais doce – leva mais açúcar na massa e geralmente vem com açúcar em cima. Pode ser puro ou recheado, muitas vezes com geleia ou creme branco. Delicioso e perfeito para acompanhar um cafézinho.

Suppli: Bolinha de arroz frito (geralmente risoto) com molho de tomate e mozzarella. Super crocante! O queijo derrete quando é cortado no meio. Na maioria das vezes é servido como entrada em uma refeição, mas pode ser lanche também.

Cornetti e Suppli | Fotos: M.O.V.E project

Maritozzo: Brioche (muito) recheado com creme branco extremamente leve. Simplesemente maravilhoso! Perfeito para comer no café da manhã ou como sobremesa.

Cannolo: Doce típico original de Palermo, no sul da Sicília, mas que pode ser facilmente encontrado por toda Itália. Seu nome significa “pequeno tubo” e é exatamente isso: um tubinho de massa frita com diferentes recheios: creme de ricota, pistache, baunilha, mascarpone, avelã, marsala, e mais. Independente do sabor, você precisa experimentar um!

Maritozzo e Cannoli | Fotos: M.O.V.E project

Tramezzino: Sanduíche em formato triangular (ou retangular) de pão branco, sem casca e com diversas opçōes de recheios salgados: salame, queijo, presunto, maionese, atum, legumes e outros. Na receita original de Turin ele deve ser frio, mas fica delicioso na chapa também.

Tiramisu: Arrisco a dizer que esse é o doce Italiano mais famoso mundialmente. Seu principal ingrediente é o mascarpone, acompanhado de marsala, biscoito, café e cacau em pó ou chocolate – tudo em camadas. É super cremoso e estimulante devido a cafeína!

Panna Cotta: Creme branco normalmente acompanhado de geleia e/ou frutas servido como sobremesa. Extremamente cremoso e leve.

Gelato: Um clássico! Não dá para sair da Itália sem experimentar pelo menos um! A diferença do Gelato italiano para o sorvete, e que se usa mais leite e menos creme e ovo, além de ser batido bem mais devagar, incorporando menos ar o que deixa o Gelato bem mais denso que o sorvete.

PRATOS

Caprese: Salada feita com tomate e mozzarella extremamente frescos, além de folhas de manjericão e fios de azeite. Super leve e refrescante.

Pizza: Um pouco óbvio, né? Mas não poderia ficar de fora dessa lista! A pizza é atualmente um dos pratos mais populares no mundo todo. A receita Napolitana é tão importante, que desde 2017 é considerada patrimônio imaterial cultural pela UNESCO.

Lasanha Bolonhesa: Como o nome já diz, a receita original é de Bologna. Devido a sua importância, ela foi registrada na Câmara de Comércio do município em 2003 e certificada pela Accademia Italiana della Cucina dez anos depois.

Cacio e Pepe: Um dos pratos mais tradicionais da Itália e teoricamente simples, com apenas dois ingredientes: “Cacio” que significa queijo em Italiano e “Pepe” que significa pimenta. O queijo da receita original é o Pecorino Romano e a massa normalmente é Spaghetti ou Tonnareli.

Amatriciana: Feito com guanciale (bochecha de porco), queijo, vinho branco, molho de tomate e bastante pimenta. Se você não curte comida apimentada, recomendo pular esse prato!

Carbonara: A receita original leva três ingredientes principais; ovos, pimenta e guanciale. É geralmente servido com massa Bucatini, Spaghetti ou Rigatoni. Muito cremoso e rico em sabor!

Carbonara: um dos pratos típicos de Roma | Foto: M.O.V.E project

Espero que tenham gostado do post e das dicas!
Agora é só fazer uma listinha com os preferidos e experimentar um por um durante a viagem.
Buon Appetito 🙂

Acompanhem também:
Instagram: @m.o.v.e.project
Tiktok: @moveproject
E façam parte da nossa comunidade no Telegram clicando aqui.

Confira também:

2 Comments

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *