O que fazer no Porto: 15 programas imperdíveis

Oi people!

Porto é a segunda cidade mais populosa de Portugal e, apesar de ser menor que Lisboa, é tão interessante quanto a Capital!

A cidade é mundialmente conhecida pelos seus vinhos, a Universidade do Porto, que está entre uma das 200 melhores do mundo e entre as 100 melhores da Europa e o seu Centro Histórico, que é classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Além disso, suas ruas e ladeiras (muitas ladeiras) abrigam diversas atraçōes, bons restaurantes, monumentos históricos, igrejas lindíssimas, paisagens de tirar o fôlego e pequenos detalhes que encantam: os azulejos azuis e brancos, o chão de calçada portuguesa, as casinhas coloridas e até as roupas penduradas para fora das janelas.

Cais da Ribeira, a região mais encantadora do Porto | Foto: M.O.V.E Project

Te convenci? Então reserve já uns 3 ou 4 dias no seu roteiro para visitar o Porto e conhecer tudo que a cidade tem para oferecer.

Para te ajudar, vou compartilhar nesse post uma lista de coisas imperdíveis para fazer por lá 😉 Anota aí:

• O QUE FAZER NO PORTO

1. Visitar a Capela das Almas

Localizada na esquina da Rua de Santa Catarina com a Rua de Fernandes Tomás, essa pequena Igreja chama atenção pela sua fachada toda revestida em azulejos azuis e brancos. São quase 16 mil peças que ilustram a vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina. Entrada gratuita.

Fachada da Capela das Almas toda revestida de azulejos | Foto: M.O.V.E project
2. Fazer compras na Rua de Santa Catarina

Se você quiser fazer umas comprinhas sem ir muito longe, a Rua de Santa Catarina é o destino perfeito. Além de ser exclusiva para pedestres e reunir muitas lojas boas como Bershka, Zara, H&M, Benetton e Levi’s, é também nessa rua que está localizado o Shopping Via Catarina. Dica: Não deixe de caminhar pelas ruas ao redor – algumas lojas estão um pouquinho mais afastadas.

3. Conhecer o Mercado do Bolhão

A apenas um quarteirão de distância da Capela das Almas, está localizado o famoso Mercado do Bolhão, que é, nada mais nada menos que uma grande feira. O lugar é super simples, não tem nada de luxuoso e exatamente por isso é interessante visitá-lo; é autêntico e exala a verdadeira essência da cidade. Em funcionamento desde 1914, o mercado reúne diversas barraquinhas de fornecedores locais vendendo os mais variados produtos: tem flores, legumes, verduras, frutas frescas, frutos do mar, carnes, pães e muito mais.

OBS. O Mercado do Bolhão está fechado para obras desde 2018, com previsão de reinauguração para Maio de 2021. Enquanto isso, o mercado está funcionando em um endereço temporário, a 2 minutos de distância do original: Rua de Fernandes Tomás, 506-508.

4. Visitar a Igreja do Carmo

Inaugurada em 1768, a Igreja do Carmo é parada obrigatória! Além de ser um dos principais monumentos da cidade, a Igreja chama atenção pela sua fachada lindíssima e sua parede lateral que é toda revestida por um grande painél de azulejos. Entrada gratuita.

Lateral da Igreja do Carmo | Foto: M.O.V.E project
5. Visitar a Igreja dos Carmelitas

A Igreja dos Carmelitas fica coladinha na Igreja do Carmo e, juntas, elas foram destacadas como Monumentos Nacionais em 2013. De fora, tudo parece ser uma coisa só, mas não deixe de entrar nas duas para conhecer! Entrada gratuita.

6. Conhecer a Livraria Lello

Inaugurada em 1906, a Livraria Lello é uma das livrarias mais antigas do mundo e classificada também como uma das mais bonitas! A livraria ganhou fama após J.K. Rowling, autora da saga Harry Potter, afirmar que se inspirou na livraria para escrever os livros e foi cliente assídua de 1991 a 1993, período que morou na cidade.

Atualmente, a livraria recebe mais ou menos 5.000 visitantes por dia, acumulando filas enormes do lado de fora. Ou seja, se você é amante de livros em geral, ou super fã de Harry Potter, vale a pena conhecer! A entrada é cobrada e custa 4€ por pessoa, mas caso você compre um livro lá dentro, esse valor é abatido na hora do pagamento.

7. Ir até o topo da Torre dos Clérigos

O complexo arquitetônico dos Clérigos reúne igreja, museu e uma grande torre, com mais de 75 m de altura. Vá com disposição para subir os 225 degraus de uma escadaria super estreita, para chegar ao topo e ter uma vista 360 graus da cidade. Prometo que vale a pena o exercício! De lá de cima dá para ver os principais pontos da cidade como a Universidade do Porto, o Rio Douro, a Ponte Luis I, a Sé do Porto e muito mais. O ticket que dá acesso ao museu e à torre custa apenas 6€ por pessoa e pode ser adquirido na bilheteria do local. Crianças de até 10 anos não pagam.

A vista do topo da Torre dos Clérigos | Foto: M.O.V.E project
8. Conhecer a Praça da Liberdade

Essa é a praça mais importante da cidade! Ela marca a divisão do Porto Moderno com o Porto Antigo e está no centro da Av. dos Aliados, que reúne grandes edifícios, bancos, a Prefeitura da cidade e alguns bons restaurantes.

9. Conhecer a Estação São Bento

Inaugurada em 1916, no centro histórico do Porto, a Estação Ferroviária de São Bento já foi nomeada uma das 16 estaçōes mais bonitas do mundo. Sua fachada é impressionante, mas o mais incrível está em seu interior: um grande salão com aproximadamente 20 mil azulejos que retratam os acontecimentos mais relevantes da história Portuguesa. Imperdível! Entrada gratuita.

Detalhes do interior da Estação São Bento | Foto: M.O.V.E project
10. Visitar a Sé do Porto

A Sé do Porto, também conhecida como Igreja de Santa Maria do Porto, é o edifício religioso mais importante da cidade e está localizada no coração do centrinho histórico. Sua arquitetura é uma mistura de estilos, visto que a igreja já passou por diversas reformas desde que foi inaugurada em 1737. Vale a pena conhecer!

11. Visitar os Jardins do Palácio de Cristal

Se estiver com tempo de sobra no roteiro, invista em uma visita aos Jardins do Palácio de Cristal. Apesar de um pouco afastado de todas as outras atraçōes da cidade, a beleza dos jardins e os mirantes com vistas panorâmicas da cidade fazem o deslocamento valer a pena. Esse é o programa perfeito para desacelerar, curtir um pouco de natureza e tirar fotos lindas 😉

12. Explorar o Cais da Ribeira

O Cais da Ribeira, às margens do Rio Douro é, sem dúvida, o pedacinho mais lindo e encantador do Porto. O calçadão é cheio de bons restaurantes e barzinhos, o clima é uma delícia e a paisagem do Rio Douro com a Ponte Luis I ao fundo é de tirar o fôlego! Explore essa área com calma; tire fotos, sente na beira do Rio, aprecie a paisagem, escolha um dos barzinhos, coma um bom petisco e, claro, beba um vinho do Porto!

Detalhes encantadores do Cais da Ribeira | Foto: M.O.V.E project
13. Atravessar a Ponte Luis I

A Ponte Luis I é um dos principais cartōes postais da cidade do Porto! A ponte, que liga o Porto ao concelho Vila Nova de Gaia, conta com um grande arco e é dividida por dois tabuleiros; o superior de 392m de comprimento, por onde passa somente o metrô, e o inferior, de 174m, por onde passam os carros. Os pedestres tem acesso livre por ambos os tabuleiros.

Seja de carro, de metrô ou a pé, por cima ou por baixo, não deixe de atravessar a Ponte e ver de pertinho cada detalhe – além de uma vista maravilhosa do Rio Douro!

14. Fazer tour em uma das Cavas em Vila Nova de Gaia

A região de Vila Nova de Gaia concentra as Cavas do Porto, onde os vinhos são armazenados por centenas de anos. Entre as diversas opçōes, escolhemos visitar a Cava Graham’s Port Lodge e eu super recomendo. O tour era guiado por uma portuguesa super carismática que nos explicou tudo sobre a história da família Graham além de todo o processo e envelhecimento do vinho do Porto. Ao final, tivemos uma degustação de 3 vinhos em um wine bar lindíssimo com vista para o Douro. O ticket custou $17 por pessoa e é necessário fazer reserva com antecedência pelo site. Uma vez no Porto, essa experiência é obrigatória e imperdível!

Um pouquinho da visita a Cava Graham’s | Foto: M.O.V.E project
15. Assistir o pôr-do-sol no Jardim do Morro em Vila Nova de Gaia

Foi no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia que assisti um dos sunsets mais lindos e especiais da minha vida! A paisagem do Rio Douro com o Sol caindo e a cidade acendendo é simplesmente indescritível – não deixe de incluir esse programa no seu roteiro! Para chegar lá, a ladeira é grande e pode ser bastante cansativa, então recomendo ir de Uber ou pegar o metrô (linha amarela) e saltar na estação Jardim do Morro. Para a experiência ficar completa, leve um vinho, alguns petiscos e, se for inverno, leve também uma mantinha – assim que o Sol vai embora, o frio vem com tudo!

Agora você já sabe o que fazer no Porto, e programa não vai faltar, né? Organize seu roteiro e curta cada momento. Tenho certeza que sua viagem vai ser inesquecível! <3

Já conhece a cidade? Conta nos comentários o que você mais gostou de fazer por lá. Seu relato pode ajudar outros leitores 🙂

#MOVE_project

Acompanhe também:
Instagram: @m.o.v.e.project
Youtube: www.youtube.com/MOVEproject

Confira também:

1 Comment

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *