Guia de San Diego: sobre a cidade, como chegar, transporte, clima e outras dicas

Oi people!

Esse é o primeiro post da série sobre San Diego e como sempre, vamos começar com um super overview sobre a cidade. Ou seja, nesse Guia de San Diego vou falar sobre a cidade, como chegar, clima, transporte e muitas outras dicas importantes! Bora?

SOBRE A CIDADE

San Diego é a segunda maior cidade da California e a oitava maior dos Estados Unidos. Ela fica localizada na costa Sul do Estado fazendo fronteira com Tijuana e por isso tem forte influência da cultura mexicana, principalmente quando o assunto é gastronomia. E apesar de ter diversas atraçōes interessantes, a cidade é conhecida principalmente por seu clima agradável e sua paisagem composta por montanhas, morros, trilhas, parques e mais de 100km de praias paradisíacas com ondas de até 4 metros que atraem surfistas durante o ano todo.

A cidade abriga ainda a University of California San Diego (UCSD), terceira melhor universidade pública do país (segundo a Forbes) com mais de 30.000 alunos matriculados em suas 8 subdivisōes. Consequentemente, a cidade tem uma vibe casual e um público bem jovem no geral.

Uma imagem fala mais que mil palavras, né? Pôr do sol em San Diego. | Foto: M.O.V.E project
COMO CHEGAR

A forma mais fácil e mais conveniente de chegar em San Diego é pelo Aeroporto Internacional de San Diego (SAN), que por acaso tem uma localização bem central na cidade, a poucos minutos de Downtown.

Outra forma comum de chegar na cidade é de carro. Por estar localizado no ponto mais Sul da California, San Diego é um ótimo ponto de partida ou ponto final para uma road trip pela costa do Estado.

MOEDA

A moeda oficial é o Dolar Americano. Alguns estabelecimentos não aceitam dinheiro, apenas cartão de crédito ou débito. Esteja preparado para isso!

FUSO HORÁRIO

San Diego segue o Pacific Standard Time (PST) parte do ano e o horário de verão, chamado Daylight Savings (PDT), sempre entre Março e Novembro.

Praias e trilhas incríveis compōe a paisagem únicca de San Diego | Foto: M.O.V.E project
CLIMA

Como já mencionei anteriormente, o clima é um dos destaques da cidade. Isso porque diferente de outras cidades do país, em San Diego a temperatura nunca é extremamente quente ou extremamente fria – é super agradável e chove muito pouco durante o ano todo, independente da estação. Confira abaixo a média de cada estação:

 Primavera (Março a Maio): A meia estação tem dias mais frescos e muito agradáveis com temperatura variando entre 12°C e 20°C e pouca chance de chuva. Apesar de ser baixa temporada, evite a semana do spring break.

 Verão (Junho a Agosto): O verão tem dias mais quentes, ensolarados e noites frescas, com pouca chance de chuva e temperatura média entre 16°C e 25°C. Consequentemente, essa é a época de alta temporada, quando a cidade fica mais cheia e os preços mais altos.

 Outono (Setembro a Novembro): Dias mais frescos pós verão, com mais chances de chuva, temperatura mínima de 12°C e máxima de 25°C.

 Inverno (Dezembro a Março): A temperatura varia de 10°C a 19°C durante o inverno e pode chover uma média de 4 dias por mês. O inverno não é muito rígido e não chega a nevar, mas a água do mar é super gelada, então não dá para aproveitar muito a praia (a não ser que você seja surfista).

Dica: San Diego sofre de um fenômeno chamado Marine Layers, que causam nuvens e neblina forte pela manhã. Ou seja, durante todo o ano, o céu costuma amanhecer nublado e permanece assim até que o calor do sol seja forte o suficiente para “quebrar a barreira” e evaporar todas as nuvens e a neblina. Então não desanime ao acordar e ver um céu nublado – normalmente, depois do meio dia o céu começa a abrir e a paisagem muda completamente!

Cada cantinho é um charme em San Diego! | Foto: M.O.V.E project
COMO SE LOCOMOVER

Preciso confessar que eu tinha a impressão de que San Diego era pequena por ser uma cidade de praia, mas me enganei completamente! A cidade é enorme, suas ruas são largas, possuem muitas faixas e consequentemente as distâncias são grandes também. Os bairros em si são “caminháveis” mas andar de um bairro para o outro é quase impossível.

Dito isso, recomendo muito alugar um carro. Nós sempre optamos por usar o Turo em qualquer lugar dos Estados Unidos – é muito fácil, conveniente e os valores são imbatíveis. Em San Diego não foi diferente – alugamos um carro pelo Turo, combinamos a entrega no aeroporto, saímos de lá já dirigindo e mais uma vez a experiência foi super positiva. Nesse post eu falo mais sobre a plataforma e explico todos os detalhes (não é publi!).

Ainda sobre transporte, aqui vão algumas dicas importantes:

• Onde estacionar: Existem MUITAS vagas de rua por todas as regiōes de San Diego. Normalmente elas custam entre $1 e $3 por hora mas algumas são até gratuitas por um certo período de tempo, dependendo do dia e do horário. Então antes de ir direto para um estacionamento mais caro, recomendo dar uma volta para procurar vagas de rua, lembrando sempre de checar a sinalização; procure pela placa mais próxima da vaga e leia as regras daquele local. Se estiver na dúvida se pode ou não, não arrisque! Por fim, se ela não for gratuita, faça o pagamento pelo parquímetro, QR code ou app indicado para evitar multas ou reboque. Pessoalmente, não tivemos dificuldade com estacionamento em nenhuma região da cidade. Sempre conseguíamos encontrar vagas de rua disponíveis sem procurar muito.

• Estacionamento em hotel: Alguns hoteis oferecem estacionamento gratuito, outros cobram mais de $50 por noite (principalmente na região de Downtown). Sendo assim, se você pretende alugar um carro, recomendo checar essa informação quando estiver pesquisando hospedagem pois a taxa do estacionamento pode interferir bastante no valor final da sua estadia.

 Trânsito: No geral, o trânsito em San Diego é super tranquilo. Apesar das distâncias serem grandes, de carro a locomoção de um bairro para o outro é fácil e rápida. Durante a nossa viagem, nenhum trajeto demorou mais de 15 minutos (e olha que rodamos baaaastante!).

A melhor forma de explorar San Diego é alugando um carro! | Foto: M.O.V.E project
SEGURANÇA

San Diego é, no geral, uma cidade bem tranquila e segura. Mas, como toda cidade grande, é preciso estar sempre ligado e seguir cuidados básicos como trancar o carro e não deixar nenhum pertence dentro, evitar andar em ruas desconhecidas a noite, não dar papo para estranhos, etc. Além disso, tenho duas dicas importantes para compartilhar com vocês:

Alguns bairros na “rota turística” como Mission Beach e Ocean Beach (principalmente) são muito mais simples comparados ao restante da cidade, logo a vibe não é das melhores e consequentemente é onde você verá mais pessoas em situaçōes de rua (me lembrou um pouco Venice, em Los Angeles) . Tenha as expectativas alinhadas antes de visitar.

É recomendado evitar bairros mais afastados do burburinho turístico como Barrio Logan, Oak Park e Lemon Grove.

No geral, me senti muito segura a todo momento e achei a cidade extremamente tranquila!

Espero que tenham gostado do post 🙂 Qualquer dúvida, deixem nos comentários.
Lembrando que esse foi apenas o primeiro da série sobre San Diego. Fiquem ligados aqui para não perderem os próximos 🙂

Acompanhem também:
Instagram: @m.o.v.e.project
Tiktok: @moveproject

Confira também:

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *