Aluguel de carro fácil: conheça o app Turo

Oii people!

Logo que cheguei em Miami, em 2017, conheci o app Turo e desde então minha vida mudou quando o assunto é alugar carro – #naoépubli!

Nesse post vou contar TUDO sobre a plataforma: como funciona, qual a média de valores, como é o processo do aluguel e também vou dar dicas mega importantes para vocês usarem o serviço da melhor forma possível.

A partir de agora, esse é um serviço que você tem que ter em mente na hora de planejar suas próximas viagens!

Carro alugado pelo Turo, em San Francisco, CA | Foto: M.O.V.E project
SOBRE O APP

Esqueça aquela dor de cabeça alugando carro com locadoras convencionais. O Turo é conhecido por muitos como o “Airbnb dos carros” porque através dele você não aluga carros de empresas e sim direto com os proprietários locais de cada destino. Entre os carros disponíveis, você encontra desde os mais simples até os mais luxuosos como Ferraris e Teslas de última geração. Minivans, conversíveis e carros colecionáveis também estão disponíveis. São mais de 200.000 veículos listados; a variedade é enorme!

O app foi criado em Junho de 2010 e por enquanto só está disponível nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Alemanha.

QUANTO CUSTA

O valor das diárias varia bastante, principalmente de acordo com a cidade que você quer alugar o carro. Existem diárias de mais ou menos $20 para carros de marcas mais comuns como Volkswagen, Honda e Toyota, e diárias que podem chegar até $499 para os mais luxuosos.

COMO FUNCIONA

1. Crie uma conta

O processo todo é muito fácil! Para começar, assim como todo app, é preciso fazer um cadastro. Você pode fazer isso usando seu email ou conectando sua conta do Facebook ou Google. Depois, o app solicita mais algumas informaçōes básicas, fotos da sua Carteira de Motorista e logo você recebe um email para confirmar sua conta.

2. Defina o local e as datas

Com a conta confirmada, é hora de escolher o destino e as datas. A partir disso, o app vai te mostrar todas as opçōes que estão disponíveis naquele período e local selecionado.

3. Escolha um carro

Para fazer a pesquisa, eu recomendo muito a utilização da ferramenta filtro, onde você pode filtrar o resultado por marca, categoria, ano, cor, número de assentos, além de poder inserir o budget que está disposto a gastar por dia e ainda selecionar recursos que podem ser indispensáveis para você como por exemplo bluetooth, entrada USB, camêra de ré, teto solar, etc. Quanto mais você filtrar, mais fácil fica a busca.

Outra forma interessante de pesquisar é olhando o mapa que a plataforma disponibiliza. Esse mapa mostra a localização exata dos carros disponíveis naquela cidade que você definiu, ou seja, você pode procurar um carro que esteja perto do local da sua hospedagem para facilitar ainda mais a retirada do veículo.

Ao entrar na página de um determinado carro, você encontra todas as informaçōes necessárias sobre o host e sobre o carro em si. Quantos assentos ele tem, quantas portas, qual tipo de combustível necessário, todos os recursos que ele oferece e uma descrição, normalmente super detalhada, escrita pelo próprio host. Essa página também mostra quantas milhas estão incluídas no aluguel para você dirigir, então fique de olho nisso, caso esteja alugando o carro para ir mais longe.

Outra coisa que eu, particularmente, presto muita atenção, é o histórico dos hosts: quantas estrelas ele tem e quantas trips ele já fez, ou seja, quantas vezes o carro dele já foi alugado. Também acho importante sempre olhar os reviews de pessoas que já usaram esse carro e compartilharam suas experiências positivas ou negativas. Priorize sempre os hosts que tem o selo “All-Star Hosts” que são os que tem mais experiência e os melhores históricos, eleitos pelo próprio Turo.

4. Combine a retirada

Carro escolhido? É hora de combinar a retirada. É bem simples e existem duas opçōes: delivery ou pickup.

Na opção delivery, você combina um local com o dono e ele leva o carro até você; pode ser no aeroporto, no seu hotel ou em algum endereço específico. Essa opção tem um custo extra e esse valor varia muito porque cada host coloca seu preço, mas normalmente fica entre $30 e $100. Dica: Alguns hosts são super legais e disponibilizam uma lista de locais que eles se oferecem para levar o carro sem cobrar nada. Fique de olho nisso!

A segunda opção é o pickup e nesse caso você vai até o local combinado para retirar o carro. Se quiser escolher essa opção, lembre-se que o ideal é utilizar o mapa e escolher um carro perto da sua localização, para que você não precise se deslocar muito.

5. Checkout

Antes de finalizar, é preciso definir alguns últimos detalhes. A maioria dos hosts oferece recursos extras como cadeirinha de criança, rack de bicicleta e wifi portátil, por exemplo, que você pode adquirir pagando uma taxa extra, normalmente entre $10 e $40. Depois de escolher os recursos extras, é preciso definir o seguro – vou falar disso de forma mais detalhada no próximo tópico – e também escrever uma mensagem para o host. Essa mensagem é muito importante para que o host aprove seu aluguel, então escreva alguma coisa curta e ao mesmo tempo objetiva e claro, sendo 100% honesto. Se apresente, explique o motivo da sua viagem, quem vai estar com você e a razão pela qual você está alugando o carro. Feito isso, você insere os dados do seu cartão de crédito ou débito e o dono do carro tem até 8 horas para aprovar sua solicitação. Tudo é comunicado por email.

SEGURO

Quando o assunto é aluguel de carro, o seguro é indispensável! A plataforma do Turo oferece três opçōes: Cobertura Premium, Básica ou Mínima – cada uma apresenta um nível diferente de proteção contra danos físicos. Os valores variam de acordo com o carro escolhido, mas ficam na faixa de $15-$30 por dia. Para saber mais detalhes sobre o seguro, clique aqui.

PEDÁGIOS

Normalmente os carros cadastrados no Turo tem Sunpass, que é o “passe livre” dos pedágios. Com o Sunpass você passa pelo pedágio, uma máquina detecta a placa do carro e o valor é cobrado no final do mês. No caso do Turo, a plataforma te envia um relatório com os pedágios que você passou ao final do seu aluguel e você pode realizar o pagamento através do app mesmo.

ASSISTÊNCIA E ACIDENTES

Se o carro que você alugou enguiçar ou não igar por algum motivo, o Turo recomenda que você entre em contato direto com o host e logo depois ligue para o Roadside Assitance que eles disponibilizam 24h. Assim, vão colher suas informaçōes e enviar ajuda imediatamente. O Turo cobre o deslocamento dessa assistência até você. Mas você ou o host vão ficar responsáveis pelo pagamento dos serviços – isso varia de acordo com cada caso. Para mais informaçōes de assistência, clique aqui.

MINHA EXPERIÊNCIA

Eu já usei o serviço do Turo diversas vezes durante nossas viagens aqui nos Estados Unidos e sempre tive experiências muito positivas! A última delas, foi em San Francisco, na California, onde alugamos um Volvo por apenas um dia para cruzar a Golden Gate e ir até Sausalito e Muir Woods [clica aqui para saber tudo sobre esse passeio].

Escolhemos o carro pela localização bem perto do nosso hotel e marcamos a retirada para 6 da manhã porque queríamos ver o nascer do sol no caminho. Quando chegamos no endereço combinado, ainda era noite! Sem precisar encontrar o dono, seguimos as instruçōes enviadas por email: entramos no app, demos início a nossa “diária” e automaticamente, o carro foi destrancado. A partir daí, tudo foi feito pelo app, inclusive iniciar e desligar o carro. Sem chaves, sem filas e sem precisar falar com absolutamente ninguém. No entanto, isso varia de carro pra carro. Em alguns casos existe esse sistema mais tecnológico enquanto em outros, o dono deixa a chave escondida ou dentro de um lockbox e alguns preferem até entregar em mãos mesmo.

A diária custou algo em torno de $100 e valeu MUITO a pena! Ficamos o dia todo com o carro e só devolvemos a noite, depois de encher o tanque e tirar fotos do carro e do painel, para registro no app.

Aluguel de carro pelo Turo, em San Francisco, CA | Foto: M.O.V.E project
VANTAGENS

Se você ainda não se convenceu que o Turo é uma ótima opção na hora de alugar um carro, aqui vai uma listinha relembrando as vantagens que vão te fazer mudar de ideia:

  • Contato direto com o dono do carro
  • Processo todo feito online
  • Diárias mais baratas
  • Centenas de opções de carros; diferentes marcas, cores, tamanhos, categorias.
  • 3 diferentes opçōes de Seguro
  • Opção de delivery onde você estiver
  • Pagamento em cartão de crédito, débito, Google Pay e Apple Pay (apenas nos EUA).
  • Cancelamento 100% gratuito até 24h antes do dia da retirada

E você, já conhece o Turo e já teve a oportunidade de usar o serviço? Me conta sua experiência nos comentários! Seu relato pode ajudar muito outros leitores 🙂

#MOVE_project

Acompanhe também:
Instagram: @m.o.v.e.project
Youtube: www.youtube.com/MOVEproject

Confira também:

6 Comments

  1. Olá Aline, muito legal seu post. Já vou salvar para consultar quando for olhar o carro para locação
    Minha viagem para Miami e Orlando está marcada para Maio, porém o aluguel de carro com locadoras convencionais está caríssimo. Vou tentar alugar pela Turo
    Você acha interessante eu já tentar agora ou posso esperar para mais perto da viagem?

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *