Onde comer no Porto: melhores restaurantes para incluir no roteiro

Oi people 🙂

Dando continuidade aos posts sobre o Porto, a segunda cidade mais populosa de Portugal, dessa vez vou compartilhar com vocês dicas de onde comer e indicar alguns restaurantes maravilhosos para incluir no roteiro.

Se você por acaso perdeu o post anterior, clique aqui e confira o que fazer no Porto: 15 programas imperdíveis. Combinando esses dois posts você consegue criar um roteiro incrível e super completo para explorar a cidade.

Mas, voltando ao foco principal: quando o assunto é restaurantes e/ou serviços em Portugal, é preciso mencionar que o atendimento, em geral, não é muito simpático. A maioria dos funcionários são diretos demais e às vezes podem ser até grosseiros com os clientes. Mas, não se assuste! Como tudo na vida, existem excessōes e você pode dar sorte 😉

Agora chega de papo e vamos ao que interessa! Aqui vai a lista de alguns restaurantes no Porto, que eu amo e super recomendo:

  • CAFÉ SANTIAGO

É no Café Santiago que você encontra a melhor francesinha, um dos pratos típicos da Cidade do Porto e de Portugal. Considerado um dos 50 melhores do mundo, o sanduíche é feito de pão de forma, mortadela, bife, queijo derretido por cima, ovo com gema bem mole e um molho secreto especial. O Café foi fundado oficialmente em 1959 na Rua de Passos Manuel e em 2011 expandiu para outra loja, na mesma rua. Não deixe de passar por lá para experimentar essa e outras delícias do menu!

Endereço: R. de Passos Manuel, 198 e 226, Porto [Santa Catarina]

  • MAJESTIC CAFE

O Majestic é um café histórico, fundado em 1921, em Santa Catarina. Com quase 100 anos de história, o café já ganhou diversos prêmios, medalhas de mérito turístico e municipal e certificados de excelência. O Majestic está sempre lotado e atualmente é parada obrigatória na cidade – um clássico tanto para turistas quanto para locais! Ou seja, vá bem cedo e preparado para encarar uma fila – a espera vai valer a pena. No menu estão diversos tipos de café, deliciosos sanduíches, croissants recheados, docinhos e também algumas opçōes para o almoço, incluindo massas, saladas, peixes e carnes.

Endereço: Rua Santa Catarina, 112, Porto [Santa Catarina]

Majestica Cafe – sempre lotado! | Foto: M.O.V.E project
  • ZENITH

Zenith é um spot super conhecido por ter o melhor brunch de Portugal e por isso está sempre com filas na porta. No menu estão clássicos deliciosos para começar o dia com o pé direito: croissants, french toast, bolo de banana, iogurtes, panquecas, saladas e até drinks refrescantes. Para completar, a decoração do ambiente mistura traços industriais com detalhes modernos e tem uma pegada aconchegante, fazendo a gente se sentir em casa. Vale a pena conhecer, mas lembre-se: faça reserva ou chegue BEM cedo.

Endereço: Praça de Carlos Alberto 86, Porto [Praça de Carlos Alberto]

  • VÍCIOS DE MESA

O Vícios de Mesa está localizado no 4o andar de um famoso prédio de intervenção cultural denominado Maus Hábitos. No menu você encontra saladas, calzones e pizzas deliciosas além de pratos veganos, vinhos, sangrias e diversos tipos de cerveja. O espaço é cool, descontraído e ainda tem uma decoração retrô linda, atraindo jovens turistas e locais. *Dica fornecida por Milena Fortes

Endereço: Rua Passos Manuel, 178, 4º andar, Porto [Santa Catarina]

  • MARIA RITA

O restaurante Maria Rita oferece a típica comida Portuguesa feita com carinho, à moda antiga. O ambiente é pequeno e simples mas bem aconchegante graças ao clima familiar e ao atendimento simpático dos funcionários. Se não souber o que pedir, não pense duas vezes e escolha o Bacalhau à Maria Rita, especialidade da casa. Peça também um bom vinho para acompanhar 😉

Endereço: Rua da Alegria, 16, Porto [Santa Catarina]

  • MANTEIGARIA

A Manteigaria vende simplesmente um dos melhores pasteis de nata de Portugal! No Porto, existem duas lojas; uma perto do Mercado do Bolhão e outra perto da Torre dos Clérigos – dois pontos turísticos que com certeza estarão no seu roteiro. As lojas são lindas, super moderninhas e cada pastel custa apenas €1,10. Vale muito a pena experimentar! Dica: Além dessas duas lojas no Porto, a Manteigaria também tem 3 lojas em Lisboa.

Endereços:
Rua dos Clérigos, 37, Porto [Clérigos]
Rua de Alexandre Braga, 24, Porto [Santa Catarina]

Um dos melhores pasteis de nata de Portugal! | Fotos: M.O.V.E project
  • AMORINO

Amorino é uma sorveteria que vende o autêntico gelato italiano feito com ingredientes frescos, leite integral da melhor qualidade e sem corantes ou sabores artificiais. Fundada pelos amigos de infância Cristiano e Paolo, a primeira loja foi inaugurada em 2002, no coração de Paris e pouco tempo depois se espalhou pelo mundo. No Porto, existem duas lojas super bem localizadas, uma em Santa Catarina, ao lado do Mercado do Bolhão e outra do lado da Livraria Lello, em Carmelitas. Não deixe de experimentar!

Endereços:
Rua das Carmelitas, 158-162, Porto [Carmelitas]
Rua de Santa Catarina, 222, Porto [Santa Catarina]

Sorvete de manga Amorino – maravilhoso! | Foto: M.O.V.E project
  • MUNCHIE

Munchie é uma hamburgueria super descolada com várias unidades espalhadas pela cidade. No menu, cada hamburguer leva o nome de um pecado capital, mas também tem outros hamburgueres especiais, veganos, wraps e porçōes de batatas. Tudo delicioso! Vale a pena experimentar.

Endereço: Vários, veja aqui

  • HONORATO

Honorato é uma hamburgueria super cool que oferece hamburgueres artesanais deliciosos! Além disso, o menu oferece ainda Mata Bixo que são aperitivos especiais da casa, uma lista de drinks refrescantes e mousse de chocolate para fechar com chave de ouro. O ambiente é descolado e nos fins de semana tem um DJ para animar a galera. Então, se quiser fugir um pouquinho da comida local, já sabe onde ir, né?

Endereço: R. de Cândido dos Reis, 12, Porto [Clérigos]

  • GARDENS

Restaurante de comida japonesa localizado em frente a praia de Leça da Palmeira. Além da vista e do ambiente serem maravilhosos, a comida do Gardens também é incrível, a apresentação dos pratos é linda e o atendimento é impecável. Sem dúvidas, é o melhor japa que já fui no Porto!

Endereço: Av. Liberdade 300 [Leça da Palmeira]

  • TABERNA SANTO ANTONIO

Ótima opção de restaurante local para experimentar os pratos mais típicos Portugueses em um ambiente simples, atendimento atencioso e o melhor: preços muito bons! Dica: Faça reserva!

Endereço: R. das Virtudes, 32, Porto [Miragaia]

  • CASA PORTUGUESA DO PASTEL DE BACALHAU

Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau vende simplesmente o melhor bolinho de bacalhau do mundo e você não pode sair de Portugal sem experimentar um! No Porto, foi inaugurada em 2019 uma loja imensa e incrível, em Gaia, à beira do Rio Douro. A filial tem dois andares, teto direito super alto, parece cenário de filme! Quando fomos, tinha um pianista tocando ao vivo e uma mocinha fazendos os bolinhos na hora, para todos verem o processo. E falando em bolinho (lá eles chamam de pastel), dá para escolher com queijo ou sem queijo, mas vale a pena provar os dois. São deliciosos! Para acompanhar, escolha entre o famoso vinho do Porto ou o vinho branco da casa. Imperdível!

Endereços:
Campo dos Mártires da Pátria, 108, Porto [Clérigos]
Av. de Diogo Leite, 122, Vila Nova de Gaia [Gaia]

A loja da CPPB em Gaia é praticamente um ponto turístico! | Fotos: M.O.V.E project

Uma coisa é certa: comida boa não vai faltar nessa viagem! Encaixe essas dicas no seu roteiro e aproveite 🙂

Ah, e se você já conhece a cidade, conta nos comentários qual é seu restaurante favorito por lá! Sua dica pode ajudar também outros leitores.

#MOVE_project

Acompanhem também:
Instagram: @m.o.v.e.project
Tiktok: @moveproject
E façam parte da nossa comunidade no Telegram clicando aqui.


Confira também:

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *