Explorando a Roma Antiga: Coliseu, Forum Romano, Palatino e mais

Oi people!

Dando continuidade a série de posts sobre Roma, dessa vez vou falar sobre a Roma Antiga!

Se por acaso vocês não viram os outros posts, confiram aqui:
O que fazer em Roma: 15 atrações para conhecer sem gastar nada
Onde comer em Roma: as melhores cafeterias, pasticcerias e gelaterias
Onde comer em Roma: dicas e restaurantes maravilhosos para incluir no roteiro
Guia completo do Vaticano: como chegar, dicas e roteiro de um dia

Como vocês já sabem, Roma foi o centro do maior império da Antiguidade. A partir do século VIII a.C, a cidade ficou conhecida como Roma Antiga e até hoje existem muitas ruínas de monumentos imponentes e uma herança extremamente rica dessa época.

É fundamental reservar um dia da sua viagem para explorar essa parte da cidade que é impressionante e conta toda sua história. Vejam abaixo alguns pontos incríveis para conhecer!

Dica: Escolham um sapato BEM confortável para caminharem MUITO e chequem a previsão do tempo antes de fazerem essa programação. As atraçōes da Roma Antiga são a céu aberto, ou seja, ideal para um dia sem chuva e não muito quente - o verão em Roma é extremamente quente e definitivamente seria desagradável andar por horas no sol.
Coliseu | Foto: M.O.V.E project
Coliseu

O Coliseu é considerado o maior e mais famoso símbolo do Império Romano. Ele foi construído entre 72 e 80 d.C como um anfiteatro com capacidade de 80 mil pessoas, se tornando o epicentro do entretenimento em Roma. Lá dentro escravos foram mortos sendo jogados aos animais e/ou queimados vivos e gladiadores combatiam entre si com frequência. Mais de 500.000 pessoas morreram lá e a última batalha aconteceu 435 a.C. A partir do momento que as batalhas foram oficialmente proibidas, o Coliseu foi deixando de ser popular e até sofreu roubos em sua estrutura.

Atualmente ele pode ser visitado de dia, de noite, em grupos, individualmente, com áudio guia, sem áudio guia, enfim! Se optarem por ir por conta própria, assim como eu fiz, comprem os ingressos com bastante antecedência – no mínimo duas semanas antes da data da sua viagem – e marquem a visita para o primeiro horário, para conseguirem uma visita tranquila e sem tumulto. Quanto mais tarde, mais cheio. O ingresso custa €18 por pessoa e deve ser comprado aqui. E atenção, porque esse mesmo ingresso dá direito a entrada no Coliseu, no Forum Romano e no Monte Palatino durante 24 horas, contando a partir do horário do seu primeiro uso.

Reservem pelo menos uma hora para explorar tudo com calma. Lá dentro tem um pequeno museu super interessante com peças e itens originais que fizeram parte da história do lugar e duas lojinhas de souvenir com produtos bem legais.

Peças que fizeram parte da história do Coliseu | Fotos: M.O.V.E project

Visitar o Coliseu a noite também deve ser uma experiência incrível! Essa opção dá acesso ao subsolo (underground level) e por isso só pode ser feita com guia turístico e em grupo. O tour dura mais ou menos 2 horas e custa mais de 100 por pessoa. Recomendo o GetYourGuide para a compra desse e de outros tours. Usei essa plataforma para comprar tickets do Vaticano e foi tudo perfeito.

Independente do que vocês escolherem, garanto que o passeio vai ser maravilhoso e especial! Esse é um programa de arrepiar, literalmente. A energia do lugar é inexplicável e acaba sendo inevitável imaginar tudo que aconteceu lá dentro. Vocês não podem sair de Roma sem conhecer o Coliseu!

Lugar estratégico para tirar fotos lindas com o Coliseu ao fundo! | Fotos: M.O.V.E project
Dica: Quer tirar essa foto clássica com o Coliseu ao fundo? Clica aqui! Nesse vídeo compartilhei um lugar estratégico para conseguir essa foto perfeita. Lembrando novamente que quanto mais cedo melhor para evitar tumulto!
Arco de Constantino

Ao lado do Coliseu está localizado o Arco de Constantino, construído em 315 d.C. para comemorar a vitória de Constantino I na batalha da Ponte Mílvia. Naquela época, os arcos eram monumentos a triunfos militares e eventos significativos e apesar de não possuírem nenhuma função prática, eram bem decorados com esculturas, letras de bronze e colunas. O Arco de Constantino possui aproximadamente 20 metros de altura e 25 metros de largura e não passa despercebido! Visite o monumento ao sair do Coliseu, e em direção a próxima parada: o Forum Romano e Monte Palatino.

Forum Romano e Monte Palatino

Como mencionei acima, o Forum Romano e o Monte Palatino ficam dentro do mesmo parque arqueológico que o Coliseu e por isso um único ingresso dá acesso às 3 atraçōes dentro de um período de 24 horas. Obs: Não existe bilheteria vendendo ingresso na porta. Compre com antecedência e tenha seu ticket em mãos.

O Forum Romano era um centro de atividade política e social na época do Império Romano. Eleiçōes, julgamentos criminais, discursos políticos e até batalhas entre gladiadores aconteceram por lá. Atualmente a área abriga ruínas de alguns dos monumentos mais imponentes da Roma Antiga. Aqui estão alguns dos destaques:

A Cúria: Local onde aconteciam as reuniōes do Senado, centro de poder da República Romana.
Forum de Caesar: Primeiro forum de Roma. Sua construção foi iniciada por Júlio César em 46 a.C. e concluída por Augusto após sua morte em 44 a.C.
Forum de Trajano: Forum de 300 metros de largura construído por Trajano entre 107 e 113 d.C.
• Coluna de Trajano: Coluna constituída por grandes blocos de mármore que servia como o túmulo do imperador.
Basílica Julia: Construída por Júlio César para substituir a Basílica Sempronia. Esse era um edifício civil e multifuncional, capaz de acolher todo o tipo de serviços públicos sendo eles políticos, comerciais ou sociais. Localizada no lado Sul da Praça do Forum Romano.
Basílica Aemilia: Basílica civil localizada ao lado Norte da Praça do Forum Romano, com mais ou menos 30 metros de comprimento e 30 metros de largura.

Um pouquinho do Forum Romano | Fotos: M.O.V.E project

O Monte Palatino é a mais alta das sete colinas sobre as quais Roma foi construída, ou seja, de lá se tem uma vista privilegiada do Forum Romano, do Coliseu e da cidade em geral. O acesso de dentro do Forum Romano se dá subindo a colina, seja pelo meio (passando pelos Jardins Farnese) ou pela lateral onde fica o Arco de Tito.

Museu Palatino: Localizado no ponto mais alto da colina onde Roma foi fundada. São 3 andares com exposiçōes e coleçōes de itens encontrados no monte e que datam no mínimo 15 séculos de história.
O Arco de Septímio Severo: Construído em 203 d.C com travertino, alvenaria e mármore formando uma estrutura de 24 metros de altura e 25 metros de largura que tinha como função ser uma torre-fortaleza.

Bom, aqui no post citei apenas alguns destaques, mas tanto no Forum Romano quanto no Monte Palatino tem MUITA coisa para conhecer – são mais de 40 pontos! Reservem pelo menos 3 horas se quiserem explorar tudo sem pressa.

Dica: Recomendo baixarem o app oficial do parque arqueológico clicando aqui. Ele se chama Y&Co e tem informaçōes super detalhadas de cada atração, com mapas, fotos, vídeos e em 9 idiomas diferentes, incluindo o Português. É um excelente guia para essa programação e o melhor: é gratuito!

Acho importante dizer que infelizmente, esse não é um passeio muito acessível tanto para cadeiras de roda quanto para carrinhos de bebê. Apesar de possuir alguns elevadores, o parque arqueológico é composto por muitas rampas, escadas e caminhos de terra estreitos.

Circus Maximus

O Circus Maximus era uma antiga pista de corrida construída no século VI a.C. localizada entre os montes Palatino e Aventino. Atualmente é um parque público onde os locais andam com seus cachorros, fazem picnics e assistem a shows e comícios. Do Palatino se tem uma vista privilegiada do parque!

Teatro di Marcello 

O Teatro di Marcello é muito confundido com o Coliseu pela similaridade entre as duas estruturas, mas ele veio muito antes! Sua construção foi iniciada por Júlio César e posteriormente assumida por Augusto, que a concluiu em 17 a.C e a dedicou ao seu genro Marcello. Ou seja, antes mesmo do Coliseu existir, o Teatro di Marcello já era palco do entretenimento popular, com um diâmetro de 130 metros e capacidade para no máximo 20.000 pessoas.

Na área arqueológica ao redor do Teatro di Marcello existem ainda ruínas de dois templos para explorar:
Templo de Bellona: Construído em em 296 a.C., possuía 6 colunas na frente e 11 colunas nas laterais.
Templo de Apolo: Construído em 431 a.C, esse templo já foi restaurado e reconstruído várias vezes. Inicialmente sua estrutura era similar ao Templo de Bellona mas atualmente possui 3 colunas brancas que foram ali colocadas em 1940.

Espero que tenham gostado desse post!
Vejam aqui outros posts sobre Roma e acompanhem também:

Instagram: @m.o.v.e.project
Tiktok: @moveproject
E façam parte da nossa comunidade no Telegram clicando aqui.

Confira também:

2 Comments

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *