Checklist: como se vestir para praticar ski ou snowboard

Oi, people!

Quem acompanha o MOVE no Instagram (segue !) já sabe que eu e Phillip curtimos muuuuito viajar para destinos de inverno para curtir o frio e praticar esportes! Aliás, nesse post falei um pouco sobre 5 cidades no Colorado que a gente já foi e adora. Vale a leitura!

Esse tipo de esporte exige muita preparação, equipamentos e roupas adequadas – pequenos detalhes que podem fazer TODA diferença na sua experiência. E sim, é MUITA informação, principalmente para quem vai se aventurar pela primeira vez, seja fazendo ski ou snowboard.

O que vestir? Quais equipamentos são necessários? O que não pode faltar? O que posso alugar? Quanto custa? O que devo comprar? Quais marcas são realmente boas?

Nesse post vou esclarecer de vez TODAS essas dúvidas!
Vou fazer também um checklist do que vocês precisam para cada esporte, indicar marcas que a gente usa e recomenda e compartilhar dicas importantes. Pode ter certeza que depois de ler tudo você vai estar pronto para se vestir e se divertir na neve, sem congelar!

CHECKLIST DE SKI

CHECKLIST DE SNOWBOARD

ITEM POR ITEM

Balaclava
A balaclava é opcional, mas muito recomendada, principalmente em dias mais frios e/ou de nevasca. Geralmente ela fica embaixo do capacete (alguns modelos ficam por cima) e tem como função esquentar sua cabeça e seu rosto (algumas descem até o pescoço) protegendo do vento forte e gelado durante a prática do esporte.
[Marcas que recomendo: Hot Chillys, Burton, The north Face]

Blusa e calça térmicas (base layers)
As calças e blusas térmicas são INDISPENSÁVEIS. Afinal, o grande segredo de não passar frio na neve é criar camadas, e as térmicas compōem a nossa primeira camada, em contato direto com a pele. O ideal é que sejam bem fininhas para não limitar muito a movimentação, leves para não pesar no corpo (e na mala rs) e claro quentinhas. Dica: lembre que essa é a roupa que fica por baixo de tudo, então fica suada primeiro. Recomendo ter de 2 a 3 pares para poder lavar e ir revezando durante a viagem.
[Marcas que recomendo: Hot Chillys, Spyder, Columbia]

Fleece ou Mid layer
A fleece é tipo um sweater que vai por cima da blusa térmica criando uma segunda camada mais quentinha. É bom ter gola e um zíper para você abrir caso sinta vontade de se refrescar em algum momento. Essa camada do “meio” pode e deve variar muito de acordo com a condição climática. Por exemplo, se o dia estiver ensolarado e não muito frio, dá para colocar uma fleece mais leve. Mas se for um dia nublado e/ou de nevasca, vale colocar uma fleece mais grossinha ou de lã para esquentar mais. Checar o clima do dia é fundamental na hora de se vestir!
[Marcas que recomendo: Burton, Spyder, The North Face]

Casaco e calça de ski/snow (jacket/pants)
Notou que os checklists são parecidos? Quis fazer separado justamente para apontar algumas pequenas diferenças, começando pelas roupas. Aliás, essa também é uma dúvida que pode surgir: posso utilizar a mesma calça/casaco de ski para fazer snow e vice-versa? A resposta ideal é NÃO! As modelagens de roupas para ski e snow são muito diferentes porque os esportes são diferentes! No snow você precisa de mais flexibilidade e liberdade para se movimentar, fazer manobras e sentar, enquanto no ski você não precisa de tanta mobilidade assim e fica em pé o tempo todo. Sendo assim, as modelagens de roupas de snow normalmente são maiores e mais largas, enquanto as de ski costumam ser mais certinhas e justas no corpo.
[Marcas que recomendo: Burton, Spyder, The North Face, Roxy]

Meias (socks)
As meias comuns, de algodão, não tem tecnologia suficiente para esquentar durante a prática do esporte, mesmo se você tentar colocar mais de uma – o que não é recomendado pois além de não esquentar, pode restringir o fluxo sanguíneo do seu pé. Por isso, existe um tipo de meia específico para ski/snow. Elas são longas, leves, normalmente feitas de lã Merino, tem paineis de ventilação e outras tecnologias. São FUNDAMENTAIS para uma experiência positiva e confortável.
[Marcas que recomendo: Burton, Hot Chillys]

E agora os equipamentos:

Capacete (helmet)
O capacete protege sua cabeça nas quedas e pode te salvar de acidentes graves nas pistas. Normalmente são vendidos em 3 tamanhos: small, medium e large. Não pense duas vezes, USE!
[Marcas que recomendo: POC, Smith, Anon, Giro]

Goggles
Óculos polarizado para proteger seus olhos do vento e te ajudar a enxergar melhor, principalmente quando está nevando. Sem os goggles a visão fica MUITO comprometida e por causa do frio e do vento você mal vai conseguir abrir os olhos. Existem lentes específicas para cada condição climática diferente como dias de sol, sol com nuvens, dias nublados, pouca luz, muita luz, noite, etc. Item indispensável!
[Marcas que recomendo: Oakley, Smith, Anon]

Ski + Poles e Botas de ski
Os skis são as “pranchas” (uma para cada pé) e os poles são os “palitos” que você segura nas mãos e usa para ajudar no impulso, no equilíbrio, etc. A bota de ski é bem pesada e dura – não tem flexibilidade alguma.
[Marcas que recomendo: Rossignol, Salomon, K2, Atomic, Nordica]

Prancha, binding e bota de snow.
O binding é o suporte que fica preso na prancha para você encaixar a bota. A bota de snow é bem mais leve, flexível (e confortável) do que a bota de ski. O mais novo “sistema” de botas step on te possibilita encaixar a bota no binding sem precisar usar as mãos. Antes disso, era necessário prender a bota no binding manualmente.
[Marcas que recomendo: Burton, Vans, DC]

O QUE ALUGAR e QUANTO CUSTA?

Isso é um pouco difícil dizer, porque é muito relativo!

Você pode alugar casaco, calça, botas, skis, poles, prancha de snowboard, goggles e capacete.
Diversos fatores vão afetar o valor final do aluguel como por exemplo o ski resort, a loja, a localização, a época, quantos dias de aluguel, o que exatamente você vai alugar, se vai buscar na loja (pickup) ou quer delivery, e até o tipo de equipamento – porque existem as opçōes sport, performance e demo, que são indicadas para os níveis iniciante, intermediário e avançado respectivamente. Então como eu disse, é muito relativo.

Mas, para terem uma ideia: o aluguel de um pacote incluindo skis, poles, capacete e botas tipo sport fica entre $54 e $79 por dia e tipo performance fica entre $58 e $90 por dia.

Dica: Dá para fazer uma simulação dos valores de aluguel no site de cada Ski Resort. É só buscar pela página equipment rentals.

O QUE COMPRAR?

É óbvio que quanto menos coisas você precisar alugar, mais barato vai ser o valor gasto por dia. No entanto, alguns itens como botas e pranchas são muito caros e não vale a pena comprá-los, principalmente se você está começando. Já os acessórios como goggles e capacetes que são menos caros, acho que pode valer a pena comprar, assim como a calça e o casaco por questão também de higiene e conforto. Na descrição de cada item um pouco mais acima, listei as marcas que uso e recomendo! Vale dar uma olhada nos sites e fazer uma comparação do valor de compra x o valor do aluguel colocando os números no papel antes de tomar uma decisão.

DICAS EXTRAS

  • Uma coisa que definitivamente deixou minha experiência muito mais agradável, foi substituir o sutiã normal por top de academia. Parece bobeira, mas além de ser muito mais confortável, o top dá muito mais segurança na hora de praticar o esporte.
  • Use filtro solar e reaplique várias vezes durante o dia. Pode não parecer, mas a neve queima a pele do rosto!
  • Hidrate MUITO o rosto e os lábios principalmente, para se proteger do clima seco.
  • Evite usar máscara de cílios! A neve gruda nos cílios e começa a derreter. Além de sujar o rosto, pode prejudicar sua visão.
  • O cabelo solto dentro da roupa e do capacete embaraça demais! Faça um rabo de cavalo baixo ou trancinhas no cabelo para evitar os nós depois.

Eu sempre levo comigo uma pochete com um mini protetor solar em spray, um hidratante labial, um prendedor de cabelo extra, minha carteira com identidade, a chave de “casa” e algum snack pequeno tipo barrinha de cereal para dar energia na montanha, caso precise. Eu também levo um colírio porque uso lentes de contato e elas ressecam bastante durante o dia, mas isso é pessoal.

Itens essenciais que levo na pochete! | Foto: M.O.V.E project

Espero de verdade, que esse post tenha sido útil para quem estava perdido no assunto e não sabia por onde começar.
Me contem o que acharam!
E qualquer dúvida que ainda tiverem, podem comentar aqui ou mandar mensagem no Instagram que eu sempre respondo 🙂

Segue lá:
Instagram: @m.o.v.e.project
Tiktok: @moveproject
E façam parte da nossa comunidade no Telegram clicando aqui.

Confira também:

1 Comment

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *