Rainbow Springs: O parque estadual de água cristalina na Florida

Durante o Memorial Day Weekend, aproveitamos para explorar alguns parques estaduais que fazem parte do complexo chamado Florida Springs, no norte do estado. O primeiro que visitamos foi o Devil’s Den Prehistoric Spring, onde mergulhamos em uma caverna subterrânea. Já contei tudo sobre essa experiência maravilhosa no post anterior – clica aqui para ler!

O segundo parque que visitamos foi o Rainbow Springs, conhecido por sua água cristalina perfeita para atividades como andar de caiaque, remar no stand up paddle e fazer snorkel. Apesar de estar bem cheio devido ao feriado americano, me surpreendi DEMAIS com a beleza do parque e consegui aproveitar ao máximo a visita!

Vou contar aqui nesse post todos os detalhes sobre o parque e sobre a minha passagem por lá. Espero poder ajudar quem pretende conhecer e incentivar quem por acaso não conhecia! Prometo que vale MUITO a pena!

E eu comprovei! A água é realmente MUITO transparente! | Foto: M.O.V.E project
SOBRE O PARQUE

O Rainbow Springs State Park, como o nome mesmo já diz, é um parque estadual da Florida localizado no condado de Marion, a aproximadamente 5 horas de Miami e 1h30 de Orlando. O parque possui mais de 5 km2 de extensão e abriga a quarta maior nascente de água doce da Florida, considerada um marco natural nacional.

A nascente alimenta o Rainbow River, rio de uma beleza surreal que tem quase 10 km de extensão, é cercado de natureza, vegetação bastante diversificada e água cristalina, transparente, quase inacreditável de tão linda!

Na área chamada headsprings, existe um deck com escada que dá acesso a uma piscina natural delimitada com corda para os visitantes nadarem e ficarem relaxando na água por quanto tempo quiserem! A profundidade varia de 1 a 6 m e a água é bem gelada – sua temperatura mede 22 graus durante todo o ano.

Ficar nessa área é delicioso, mas não nos contentamos em ficar ali porque como fomos durante um feriado, a “piscina” estava super cheia. O único jeito de explorar mesmo o rio, de forma livre e fora dessa área, é alugando caiaques ou stand up paddles, então não pensamos duas vezes antes de pegar um caiaque, nos afastar do tumulto e curtir a natureza do parque por nossa conta! Preciso dizer que essa foi a melhor decisão que fizemos e depois de ver as fotos a seguir vocês vão entender o porquê!

Remando no Rainbow River | Foto: M.O.V.E project
Pausa para um mergulho! | Foto: M.O.V.E project

SURREAL, né? Fomos remando, apreciando e ouvindo a natureza, longe do tumulto, tomados por uma paz absurda! Durante esse passeio vimos MUITAS tartarugas, diferentes espécies de peixes e até um crocodilo (aliás, tem muitas placas espalhadas pelo parque alertando sobre jacarés e crocodilos na área). Eu confesso que não sou a pessoa mais atleta/ativa do mundo e pra mim, remar no Rainbow River foi bem tranquilo! A correnteza não é forte e apesar de não ter nenhum salva-vidas à postos, tem bastante gente fazendo essas atividades ao redor, então realmente não tem com o que se preocupar. Fora que, ao alugar qualquer um dos equipamentos disponíveis no parque, é obrigatório usar colete salva-vidas. Você não precisa necessariamente estar vestindo o colete durante todo o passeio, mas todo mundo precisa ter um consigo em caso de emergência.

Além de atividades aquáticas, também é possível fazer trilhas e explorar as diversas cachoeiras que estão espalhadas pelo parque. Todas as cachoeiras são “fake” porque na verdade, foram construídas propositalmente pelo homem, mas ainda assim são muito perfeitas e lindas de ver!
Dica: vista um tenis confortável e tenha sempre uma garrafa de água. O parque é imenso, tem muita coisa pra ver, então a caminhada é bem longa e cansativa. Hidrate-se!

Ah! E tudo bem também se você só quiser relaxar! Escolha um cantinho na sombra, estenda sua toalha e curta o dia da maneira mais tranquila possível. Outra opção bem legal também é reservar uma mesa com churrasqueira em um dos 3 pavilhōes disponíveis e fazer uma refeição no maior estilo americano! As reservas podem ser feitas pessoalmente, na entrada do parque (chegue cedo) ou pelo telefone 352-465-8555. Se estiver em família ou com um grupo grande, a diversão é garantida!

VALORES

A entrada do parque custa (pasmem) apenas $2 por pessoa e crianças de até 6 anos não pagam nada.

Os valores para alugar os equipamentos são cobrados à parte e custam:
Caiaque individual e SUP: $16 por hora ou $50 a diária
Caiaque duplo e canoa (3 pessoas): $22 por hora ou $60 a diária
É importante lembrar que apenas maiores de 18 anos (ou menores acompanhados por alguém maior) estão autorizados a alugar os equipamentos e todos precisam assinar um termo de responsabilidade antes.

Os coletes salva-vidas que mencionei lá em cima são gratuitos e fornecidos pelo parque mesmo.

DICA: Não se preocupe quanto aos seus pertences – você pode deixá-los em um pequeno armário/locker ou em uma caixa e o pessoal guarda enquanto você está no rio se divertindo! Eu carioca que sou, preciso dizer que fiquei um pouco tensa de deixar meus pertences de valor na caixa com o pessoal do parque, mas não tem “perigo” nenhum! Na volta minhas coisas estavam intactas, na mesma posição que deixei, rs.

Que tal essa paisagem? | Foto: M.O.V.E project
REGRAS

Para manter o perfeito funcionamento do parque, existem algumas regras a serem seguidas lá dentro e os funcionários costumam ser bem rígidos quanto à elas. Veja algumas delas abaixo e curta seu dia por lá sem preocupaçōes:

  1. Bebidas alcoólicas não são permitidas.
  2. Você pode levar comidas e bebidas, mas recipientes de vidro são proibidos. Os funcionários podem querer “revistar” o seu cooler na entrada.
  3. É proibido o uso de drones.
  4. Não é permitido entrar com bóias. O único tipo permitido é aquele que chamamos de “macarrão”.
  5. Caso você queira (ou precise) sair do parque e voltar, é necessário apresentar o recibo do seu “ingresso” na entrada.
  6. Não é permitido mergulhar de cilindro.
  7. A entrada dos dogs é permitida, contanto que estejam usando coleira todo o tempo e não entrem na água.
  8. É proibido retirar pedras, conchas ou qualquer coisa da natureza para levar de recordação.
Casa linda que alugamos no Airbnb. Super confortável e bem localizada! | Foto: M.O.V.E project
ONDE SE HOSPEDAR

Por fim, agora que você já sabe TUDO sobre o Rainbow Springs, só falta saber onde se hospedar para curtir essa experiência da melhor forma possível. Reuni 3 opçōes aqui:

1. No próprio parque

É possível viver a experiência completa e passar uma noite (ou mais) dentro do próprio parque! Diferente dos outros parques, o Rainbow Springs não oferece cabines mais estruturadas, apenas espaço para acampamento ou estacionamento de RV/motorhome. Esses dois espaços ficam localizados ao longo do Rainbow River, mas um pouco afastados da área comum do parque, onde as pessoas passam o dia (o parque é gigante). Tanto o camping quanto o estacionamento possuem eletricidade, água, sistema de esgoto, chuveiros e banheiros, lavanderia e aceitam animais de estimação. O valor para ambos é $30 por noite e é indispensável fazer reserva com antecedência. Ligue 1-800-326-3521 ou (888) 433-0287 entre 8h e 20h ou faça sua reserva online clicando aqui.

2. Airbnb

Se você, assim como eu, curte vivenciar uma experiência bem local, recomendo bastante alugar um airbnb nos arredores. Procure nos em volta do parque, em cidades como Dunnellon, Hernando e Ocala – tem muuuita opção boa, legal e em conta nessas cidadezinhas! Como eu estava em um grupo de 6, alugamos uma casa em Hernando, a 23 minutos do parque. A casa era ótima, super, confortável, equipada, tinha 3 quartos, churrasqueira, piscina privada e tudo que precisamos para viver. Me senti em casa e no fim das contas saiu bem mais barato do que os quartos de hotel. Clica aqui para ver a página da casa que alugamos. Eu super indico (não é publi)!

3. Hoteis

Uma terceira opção é se hospedar em hoteis, também nas cidadezinhas ao redor que mencionei aqui em cima. Caso não encontre nenhuma opção de hotel que você conheça, aposte nas redes maiores como Comfort Suites, Holiday Inn, Best Western e Courtyard by Marriott – não tem erro!

Espero que tenham gostado de saber tudo sobre mais um parque incrível que faz parte dos Springs. Vale a pena demais fazer um passeio em família ou com um grupo de amigos. A diversão é garantida e a paisagem…Nem preciso comentar né?

Dúvidas e/ou sugestōes são super bem vindas! Deixa aqui nos comentários 🙂

#MOVE_project

Acompanhe também:
Instagram: @m.o.v.e.project
 
Youtube: www.youtube.com/MOVEproject

Confira também:

4 Comments

    1. Oi Tiago! Eles colocam placas, avisam para termos cuidado e não chegarmos perto. Afinal, nós que estamos “invadindo” o habitat deles, então temos que respeitá-los! O crocodilo que eu vi estava perto da gente, mas não nos aproximamos e logo ele correu. E além desse não vimos mais nenhum pelo parque!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *