Meu primeiro 4th of July nos Estados Unidos!

4th of July é o feriado nacional em que toda a população dos EUA celebra a independência do país.

Sem dúvida alguma, é a data mais importante do calendário para os americanos que se preocupam em decorar suas casas com bandeiras, organizar desfiles, paradas, eventos esportivos, churrascos e no fim do dia ainda se reúnem com a vizinhança para assistir aos fogos de artifício (que são legais apenas em alguns estados).

604A5069
Uma das casas de Lake Oswego com a bandeira dos EUA pendurada na entrada

Isso tudo para nós, brasileiros, parece exagero pois estamos bem longe de ser um povo patriota. Acho que por esse e alguns outros motivos que eu, particularmente, duvidava dessa festa toda até passar o meu primeiro 4 de julho por aqui e ver tudo acontecer bem de perto!

Em algumas áreas, como é o caso de Lake Oswego (onde está localizada nossa casinha do Airbnb), as ruas fecharam, estabelecimentos não abriram, o dia inteiro foi de bastante movimento, as pessoas se cumprimentavam nas ruas, e mesmo sem conhecer umas as outras, desejavam “Happy 4th” de uma maneira bem friendly.

Mas, devido a organização impecável e do policiamento reforçado, tudo aconteceu de forma leve, tranquila e sem tumulto nenhum. Com bastante antecedência, todos receberam uma carta da polícia – inclusive nós – com medidas e regras do que é permitido e o que não se deve fazer no dia 4, justamente para evitar desconforto na vizinhança. Desde cedo, as calçadas estavam cheias de placas “No parking” para que ninguém estacionasse de maneira errada e a partir das 19h30 todos os carros que saíram de Lake Oswego (inclusive moradores), precisaram apresentar uma carta para retornar.

604A5088
Placas  “No parking” espalhadas por toda área @Lake Oswego | Foto: M.O.V.E project
604A5060.JPG
Casas de Lake Oswego se preparando para a comemoração | Foto: M.O.V.E project

Como aqui escurece bem tarde, os fogos de artifício foram marcados para as 22h, e a partir das 21h30 as pessoas das redondezas começaram a se encaminhar para a beira do lago e, a maioria das casas saíram com seus barcos para chegarem o mais perto possível do “show”.

IMG_1556.JPG
Queima de fogos no lago @Lake Oswego | M.O.V.E project

Claro que não dá para comparar a queima de fogos daqui com a de Copacabana no Réveillon (rs), mas pensando em todo o contexto envolvido, na história e no patriotismo por trás dessa data, é bem emocionante a forma como os americanos festejam, mostram o amor pelo seu país e se orgulham disso. Fiquei muito feliz de ter passado esse dia tão importante para eles aqui…Foi uma festa bonita de se ver!

#MOVE_project

Acompanhe também:

Instagram: @m.o.v.e.project

Youtube: www.youtube.com/MOVEproject

Confira também:

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *