Guia de trânsito na Florida: tudo que você precisa saber para dirigir sem levar uma multa!

Oi people!

Miami é um destino bem limitado quando o assunto é transporte público, e por isso, muitos turistas optam por alugar um carro para explorar melhor a cidade.

O que muita gente não sabe, é que existem diversas leis de trânsito na Florida que são diferentes no Brasil, e se você não estiver bem informado, pode se complicar na hora de dirigir por aqui. São coisas pequenas mas que fazem uma diferença enorme no trânsito do dia a dia!

Pensando nisso, decidi escrever esse post e explicar de vez tudo que você precisa saber para dirigir tranquilo em Miami e na Florida, em geral. Depois de ler esse guia, garanto que estarão prontíssimos para dirigir por aqui!

Guia de trânsito na Florida. | Foto: M.O.V.E project

GASOLINA

Começando pelo básico, vamos falar de gasolina? Diferente do Brasil, aqui a gasolina é medida em Galão. Em Miami, o valor de um galão varia de $2 a $3,50, dependendo da região. Em Downtown, Brickell e South Beach, a gasolina costuma ser mais cara enquanto em Doral, Midtown, South Miami e North Miami costuma ser mais barata.

Vale lembrar que um galão equivale a 3,78 litros, ou seja, com mais ou menos 13 galōes eu encho o tanque do meu carro e pago em média USD$30.

Outro fato importante e que muita gente já sabe, é que a maioria dos postos nos EUA não tem frentista, quem coloca gasolina no carro somos nós mesmos! O processo é bem simples, mas se for sua primeira vez, podem surgir algumas complicaçōes. Vamos esclarecer tudo!

Existem duas formas de pagamento: cash (dinheiro), dentro da loja de conveniência ou credit/debit card (cartão) na máquina da própria bomba.

  • EM DINHEIRO:

Pare o carro em uma bomba disponível e verifique o número de identificação dela. Vá até o caixa da loja de conveniência, dê a quantia que deseja colocar, diga ao funcionário o número da sua bomba e qual tipo de gasolina você deseja. Pronto! Volte para o seu carro, conecte a bomba e espere até a máquina terminar de abastecer. Não se preocupe, ela vai automaticamente colocar a quantia exata que você pagou. Nem mais, nem menos.

  • EM CARTÃO:

Pare o carro em uma bomba disponível, insira o cartão na máquina, escolha débito ou crédito e siga as demais instruçōes na tela. Às vezes a máquina pede senha e às vezes ela pede para você inserir o seu zip code (CEP). Se o seu cartão e CEP forem brasileiros, a máquina pode não aceitar. Nesse caso dirija-se à lojinha de conveniência e pague em dinheiro. Mas, se tudo der certo com o cartão, conecte a bomba no carro, selecione o tipo de gasolina e comece a abastecer. Diferente da opção dinheiro, nesse caso fique acompanhando a quantia e os galōes na tela e desconecte a bomba para parar quando quiser.

Dica: caso aconteça qualquer problema pagando no cartão, ou se surgir alguma dúvida durante o processo, vá até a lojinha de conveniência e peça ajuda à pessoa que estiver no caixa.


REGRAS DE TRÂNSITO BÁSICAS QUE VOCÊ PRECISA SABER
  • VELOCIDADE: Nos Estados Unidos, a velocidade é medida em MPH (miles per hour) ao invés KM. Fique atento às placas que indicam a velocidade de cada via – elas estão sempre localizadas do lado direito.
    Estar acima ou abaixo (sim!!) da velocidade indicada pode gerar multa.
  • STOP SIGN: PARE! Essa placa indica que o motorista deve parar o carro completamente, checar se o cruzamento está livre e contar até 3 antes de prosseguir. Caso tenham outros carros no mesmo cruzamento, a regra é clara: a saída acontece por ordem de chegada. Quem chegou primeiro no cruzamento deve prosseguir primeiro. Respeite!
  • RIGHT TURN ON RED: Na maioria dos cruzamentos, é permitido virar à direita mesmo se o semáforo estiver vemelho. Caso não possa, haverá uma placa proibitiva. Não tenha medo, siga a ideia do stop sign: pare completamente, verifique se o cruzamento está livre e aí sim vire à direita. Você realmente pode (e deve!) fazer isso para ajudar o trânsito fluir melhor e evitar buzinas atrás de você.
  • U-TURN: Aqui o retorno em vias de mão dupla é 100% permitido, exceto quando houver uma placa proibindo. Se não puder, não faça! Os policiais adoram ficar escondidinhos só esperando alguém cometer esse tipo de infração.
Regras básicas que você precisa saber para dirigir na Florida!
  • ÔNIBUS ESCOLAR: Ao avistar um ônibus escolar com o pisca alerta ligado e a placa STOP visível, pare o carro completamente, espere todas as crianças saírem ou entrarem e aí sim, prossiga. Essa regra vale inclusive se você estiver no sentido contrário do ônibus caso as pistas da rua não sejam divididas por um canteiro.
  • VEÍCULOS DE EMERGÊNCIA: Ao avistar uma ambulância, um caminhão de bombeiros, ou qualquer outro veículo de emergência com a sirene ligada e luzes piscando, encoste e pare imediatamente até o veículo passar. Não bloqueie cruzamentos!
  • MOVE OVER LAW: Essa lei tem o objetivo de proteger policiais, trabalhadores de emergência, caminhão de reboque e outros que precisam parar nas rodovias para executar seus trabalhos. Ao avistar algum deles no acostamento, ligue a seta e troque de faixa para se afastar imediatamente. Se por algum motivo você não puder/conseguir mudar de faixa, reduza a velocidade para 20 MPH abaixo do limite indicado na rodovia.

ESTACIONAMENTO

Aqui na Florida, os carros só tem placa na parte traseira, sendo assim, a primeira coisa que você precisa saber quando for estacionar, é: nunca pare de ré! Nesse caso, você vai estar escondendo sua placa e pode receber uma multa bem alta.

Agora sobre vagas de rua, NÃO estacione se o meio fio estiver pintado de:

amarelo: carga e descarga
vermelho: proibido estacionar
branco: embarque e desembarque
verde: curtos períodos – sempre indicados nas placas
azul: vagas exclusivas para pessoas com deficiência

Estacione apenas se o meio fio for cinza, sem nenhuma cor. E mesmo assim, sempre verifique a sinalização ao redor para ter certeza que está estacionando em local, dia e horário permitidos. As placas são sempre muito claras, mas se ficar na dúvida, melhor não arriscar!

Dica: O app ParkMe te ajuda a encontrar o estacionamento mais próximo de você, de acordo com a sua localização. Além disso ele te mostra os valores e até a disponibilidade em tempo real. Infelizmente ele só funciona na região de Miami Beach, mas mesmo assim é muito útil, considerando que essa é uma das áreas mais difíceis de encontrar vagas.

Por fim, não esqueça de pagar o estacionamento, caso contrário você pode receber uma multa ou até ter o carro rebocado. Existem duas formas de fazer isso:

  • ATRAVÉS DOS APPS

Em Miami, os apps mais comuns para fazer esse tipo de pagamento são Park Mobile e Pay By Phone. O processo é super simples e rápido:

  1. Localize a placa mais próxima do seu carro.
  2. Visualize qual desses apps funciona na região que você.
  3. Veja o número da zona que você parou.
  4. Abra o app.
  5. Insira o número da sua zona.
  6. Selecione o tempo que quer pagar.
  7. Confirme o pagamento.

Ah, fique tranquilo! O app te envia notificaçōes perto do horário de expiração e caso você precise estender, dá para fazer pelo celular mesmo.

Dica: Faça o download dos apps e cadastre-se neles antes de ir pra rua para não atrasar o processo!

  • NAS PAY STATIONS

Localize a pay station mais próxima do seu carro e faça o pagamento em dinheiro ou cartão seguindo as intruçōes na tela. Diferente da praticidade dos apps, nesse caso você vai ter que voltar na pay station para renovar ou estender o horário se precisar.


PEDÁGIOS

A grande maioria dos pedágios aqui conta com sistema eletrônico Sunpass ou Toll by Plate. Isso significa que você não precisa parar no guichê e fazer o pagamento para uma pessoa como costuma ser no Brasil.

Se o seu carro é alugado, verifique com a locadora na hora da reserva se o carro já inclui o dispositivo dos pedágios – a grande maioria já tem! Assim, você vai poder passar direto pelos pedágios sem se preocupar e a locadora vai cobrar o valor total no seu cartão de crédito depois (o mesmo cartão que você utilizou para fazer a reserva do carro).

Se você tiver um carro próprio, recomendo muito comprar o Sunpass para facilitar sua vida. As vantagens são incríveis e existem dois modelos disponíveis à venda:

  • SUNPASS MINI

O sunpass mini é um adesivo que deve ser colado permanentemente no pára brisas do seu carro. Ao retirar o adesivo do vidro, o sensor para de funcionar automaticamente, ou seja, não dá para usar em outro carro ou levar para outro lugar e também não pode ser usado em motos. O sunpass mini custa $4,99.

  • SUNPASS PORTABLE

Como o nome já diz, o sunpass portable é portátil e diferente do Mini, ele pode ser levado para qualquer canto. Mas funciona da mesma forma: é só grudá-lo no pára brisas e retirar quando for necessário. Outra vantagem é que ele funciona também em motos. Essa opção é um pouco mais cara: $19,99.

Os dois modelos podem ser comprados em lugares como CVS, Walgreens, Publix, Sedano’s e Amscot. Após garantir o seu, clique aqui e leia o manual de instruçōes.
E independente do modelo que você escolher, saiba que ambos funcionam em todos os pedágios da Florida (incluindo as Express Lanes), North Carolina e Georgia. Vale muito a pena!

Bom, agora que você leu esse superguia, nada de ser parado por policiais na estrada, receber multas ou ter o carro rebocado por aqui, ok?

Já dirigiu na Florida? Como foi sua experiência? Passou por alguma situação tensa ou engraçada? Me conta nos comentários! Seu relato vai ajudar outros leitores.

#MOVE_project

Acompanhe também:
Instagram: @m.o.v.e.project
Youtube: www.youtube.com/MOVEproject

Confira também:

1 Comment

  1. NESTE GUIA NA CONSTA UMA COISA MUITO IMPORTANTE TAMBEM – PROXIMOS A ESCOLAS EXISTEM PLACAS PISCANTES INFORMANDO A VELOCIDADE QUE SE DE E ADOTAR CASO ELES ESTEJAM PISCANDO, OU SEJA, 15 mph. AGRADEÇO DEMAIS A VOCE QUE NOS DISPONIBILIZOU ESTE GUIA.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *