Onde ficar em Lisboa: a cidade bairro a bairro e dicas de hospedagem

Oi, people!

Lisboa foi nosso primeiro destino em Portugal durante a nossa #eurotrip. A Capital portuguesa é bem grande e tem muita coisa para ver, fazer e visitar. Sem dúvidas, em cidades muito extensas como é o caso de Lisboa, a dica é estar muito bem localizado, de preferência em um bairro central, perto de tudo, onde você consiga fazer muitas coisas a pé.

Nesse post você vai entender a cidade bairro a bairro, conhecer um pouco sobre cada um deles, saber como foi minha experiência de hospedagem e também ver alguns hoteis que eu recomendo.

Mas, antes de qualquer coisa, aqui vão algumas dicas gerais e mega importantes sobre hospedagem em Lisboa:

  • Tanto em hoteis, quanto em hostels, apartamentos, airbnb e afins, existe uma Taxa de Turismo, que na maioria das vezes só é mencionada na hora do check-in. Não se assuste e vá preparado para pagar aproximadamente €2 por pessoa, por dia de hospedagem. Menores de 13 anos estão isentos dessa taxa.
  • A maioria das construçōes da cidade tem estruturas super antigas e algumas não tem elevador. Cheque SEMPRE com o hotel/apê se tem elevador e quantos lances de escada são até chegar na sua acomodação. Nada de surpresas na hora que você estiver cheio de malas, né?
  • Lisboa tem infinitas opçōes de hospedagens, para todos os gostos e orçamentos. Hostels, Airbnbs, Hoteis…Foque no seu estilo de viagem e pesquise – garanto que boas opçōes não vão faltar!

BAIRROS CENTRAIS

[mais recomendados]
ALFAMA

Começando esse mini guia de bairros por Alfama, porque além de ser o bairro mais antigo da cidade, foi nossa escolha de hospedagem! Alfama é super charmoso, cheio de becos, ruelas e construçōes históricas como o Castelo de São Jorge, a Sé de Lisboa e a Igreja de Santo Antônio. O bairro em si não tem muito agito, bares e restaurantes, mas de lá, dá para ir andando facilmente até o Bairro Alto, Baixa e Chiado (bairros vizinhos) e também tem fácil acesso a outros bairros mais distantes via metrô ou elétrico.

Optamos por ficar em um apartamento que alugamos pelo Booking e a experiência foi super positiva. O apê era como tudo em Lisboa – por fora um prédio super histórico/antigo e por dentro super moderninho, bem decorado, aconchegante e quentinho. Tinha 2 quartos (acomodando 5 pessoas), cozinha equipada, aquecedor, TV, água quente e tudo mais. O único ponto “negativo” é que não tinha elevador e tinha que subir uns 3 lances de escada, por isso fiz essa observação no começo do post. Para nós foi mega tranquilo, mas se você tem muitas malas ou uma pessoa idosa na família, não recomendo esse apê. Fora isso, eu super indico! Caso vocês tenham interesse, vou deixar o link do booking: clique aqui para ver mais fotos, preços e outros detalhes. OBS. o apartamento fica numa área chamada Mouraria, um pouquinho mais pra cima de Alfama. Área que, aliás, é considerada o Berço do Fado, porque foi lá que morou Severa, a primeira fadista portuguesa reconhecida.

Nosso apartamento em Lisboa. Amamos! | Fotos: M.O.V.E project

Outras recomendaçōes:

This is Lisbon Hostel (clique aqui)
Opção bem simples e econômica a 5 minutos do Castelo de São Jorge e da estação de metrô Rossio.

Convento do Salvador (clique aqui)
Moderno, simples e super bem localizado. O famoso elétrico 28 passa na porta do hotel!

Santiago de Alfama (clique aqui)
Hotel-boutique 5 estrelas construído em uma antiga mansão, mas totalmente reformado. Quartos confortáveis, estilosos e boa localização.

Lisbon Lounge Suites (clique aqui)
Esse é um hotel-condo que oferece acomodaçōes estilo apartamento. Além da localização no coração do bairro, o destaque vai também para o conforto, a modernidade e para o charmoso pátio externo.

BAIXA

Baixa é o bairro mais central, turístico e movimentado da cidade. Ele está junto ao Rio Tejo e reúne muitos restaurantes, bares, lojas e pontos de interesse como Avenida da Liberdade, Praça do Rossio, Rua Augusta, Praça do Comércio e muito mais. Além disso, o bairro é muito bem servido por meios de transporte; tem trem, metrô e até bonde. Recomendo muito ficar na Baixa, principalmente se é sua primeira vez na cidade.

Recomendaçōes:

Hostel 4U (clique aqui)
Antes de ir pro apartamento, ficamos uma noite no Hostel 4U e a experiência foi mega positiva. Custo benefiício excelente, quartos privados simples mas super limpos e o café da manhã incluso era gostosinho. Ah! Não posso deixar de mencionar as recepcionistas que foram MUITO simpáticas e prestativas. Super recomendo!

Lisboa Prata Boutique Hotel (clique aqui)
Opção mais simples e tradicional localizada no coração da Baixa.

The 7 Hotel (clique aqui)
Localização excelente ao lado da estação de metrô baixa-chiado e a 3 minutos da Praça do Rossio.

Pestana CR7 (clique aqui)
Hotel fundado em parceria do Pestana Hotels com o jogador Cristiano Ronaldo. Super moderninho e bem loalizado, a uma quadra da Rua Augusta, duas quadras da Praça do Comércio e perto de toda agitação da Baixa.

DICA EXTRA: Em áreas muito movimentadas e com grande quantidade de turistas, 
você provavelmente será abordado diversas vezes por vendedores de rua 
ou até mesmo traficantes, tentando vender produtos e drogas falsas. 
Não se desespere! Eles não são agressivos e não vão fazer nada com você. 
Apenas fique ligado e não dê atenção!
Praça do Comércio, um dos principais pontos turísticos da Baixa | Foto: MO.V.E project
CHIADO/BAIRRO ALTO

Chiado e Bairro Alto são dois bairros que ficam na parte alta da cidade e são famosos por serem muito agitados, cheios de lojas, bares, baladinhas e restaurantes. Ou seja, se você não curte estar cercado de movimento dia e noite, não recomendo se hospedar aqui. Caso contrário, é uma ótima opção, porque além do agito, os bairros reúnem importantes pontos de interesse como o shopping Armazéns do Chiado, a Praça Luis de Camōes, o Mirante de São Pedro de Alcântara e mais. Nessa parte alta da cidade não tem metrô, mas dá para ter acesso pelo funicular do Elevador da Glória, pelo Elevador de Santa Justa ou até subir e descer a pé mesmo, passando apenas por algumas ladeiras. Fizemos isso diversas vezes e é beeem tranquilo!

Recomendaçōes:

Selina (clique aqui)
Esse hotel tem vibe de hostel e oferece variados tipos de acomodaçōes incluindo apartamentos, estúdios, quartos individuais, duplos, etc.

Anjo Azul (clique aqui)
Opção mais simples e econômica no bairro alto, cercado de restaurantes e bares.

Le Consulat (clique aqui)
Hotel mais moderninho, localizado na Praça Luis de Camōes, a apenas algumas quadras do shopping Armazéns do Chiado. Também oferece apartamentos.

Vista do Mirante de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto | Foto: M.O.V.E project
MARQUES DE POMBAL

Marquês de Pombal está localizado no final da famosa Avenida Liberdade, na área nova de Lisboa e é bastante recomendado por ter opçōes de hospedagem muito boas e mais econômicas. Por não estar tão perto das principais atraçōes da cidade, o bairro é mais tranquilo e menos caótico, perfeito caso você esteja procurando um pouco mais de sossego. Além disso, outra grande vantagem dessa região é o meio de transporte público, que te conecta a todos os cantos da cidade facilmente.

Recomendaçōes:

– America Diamonds Hotel (clique aqui)
Construído em um edifício histórico e totalmente restaurado, esse hotel fica a menos de 10 minutos do El Corte Ingles e do famoso Parque Eduardo VII. Quartos simples e confortáveis.

Hotel Miraparque (clique aqui)
Localizado em frente ao Parque Eduardo VII, perto do El Corte Ingles e ao lado da estação de metrô Parque.

HX Fenix Urban (clique aqui)
Hotel 4 estrelas moderninho e bem localizado, perto da estação de metrô Parque.

Sana Lisboa Hotel (clique aqui)
Hotel perto da estação de metrô Marquês de Pombal e da famosa Av. Liberdade. Perfeito para quem procura relaxar pois oferece Spa, além de duas piscinas; uma interna e outra externa.

BAIRROS MAIS AFASTADOS

PARQUE DAS NAÇŌES

Parque das Naçōes faz parte da “Lisboa Moderna” e diferentemente de todos os outros bairros mencionados aqui, esse não tem nada de histórico – pelo contrário, suas ruas tem construçōes reformadas, prédios altos, residenciais e hoteis super novos. A região fica perto do Aeroporto de Lisboa e reúne diversos restaurantes, opçōes de entretenimento além de alguns pontos interessantes como o famoso Oceanário, o Teleférico, a Estação do Oriente, Torre Vasco da Gama e Shopping Vasco da Gama. Recomendo se hospedar no Parque das Naçōes se você está na cidade de passagem, apenas para uma conexão, ou para um evento específico por poucos dias. Caso contrário, não recomendo se hospedar aqui porque apesar de ter fácial acesso via metrô e ônibus, a região fica afastada do burburinho da cidade e não vale o deslocamento.

Recomendaçōes:

Hotel Ibis Lisboa Parque das Naçōes (clique aqui)
Ficamos uma noite no Ibis do Parque das Naçōes, justamente durante uma conexão, e foi excelente. O banheiro era pequeno, mas o quarto era bem confortável e no Lobby do hotel eles tem um restaurante que fica aberto 24h que nos salvou na hora da fome!

– Tivoli Oriente (clique aqui)
Boa localização, perto de 3 estaçōes de metrô, do shopping Vasco da Gama e a 5 minutos de carro do aeroporto.

A super moderna Estação do Oriente, no Parque das Naçōes | Foto: M.O.V.E project

ONDE NÃO SE HOSPEDAR

BELÉM

Belém é uma região incrível que não pode faltar no seu roteiro, isso é um fato! No entanto, não é um bairro bom para se hospedar porque está bem afastado do centro da cidade. O ideal é reservar um dia para ir a Belém, visitar os principais pontos turísticos como Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, Mosteiro dos Jerônimos e claro, experimentar o famoso e original Pastel de Belém. Saindo dos bairros do centro, é possível chegar em Belém de metrô, trêm, ônibus ou bonde elétrico, em aproximadamente 15 minutos. Opçōes de meio de transporte não faltam!

Agora que você já tem uma ideia dos principais bairros de Lisboa, tudo fica mais fácil, né? Escolha o bairro que tem mais a ver com o seu estilo e vá atrás da sua hospedagem! Lembre-se que no fim das contas o mais importante é estar bem localizado e ter disposição para explorar a cidade todinha, seja a pé, de trêm, ônibus, metrô ou elétrico!

Dúvidas, comentários ou sugestōes, por favor deixe nos comentários aqui embaixo. E se por acaso você ja conhece Lisboa, conta onde você ficou e como foi sua experiência de hospedagem 🙂

#MOVE_project

Acompanhe também:
Instagram: @m.o.v.e.project
Youtube: www.youtube.com/MOVEproject

Obs. O M.O.V.E project não trabalha em parceria com nenhum hotel citado nesse post, logo não se responsabiliza pelos serviços prestados pelos mesmos.

Confira também:

1 Comment

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *