Madrid além do óbvio: 3 bairros fora da rota turística que você precisa conhecer

Oi, people!

Madrid, a capital da Espanha, é uma cidade grande cheia de coisas para fazer e lugares para conhecer! Mas, além das regiōes mais centrais e das diversas atraçōes turísticas, existem outros bairros extremamente interessantes e mais locais que também merecem um espacinho no seu roteiro.

Nesse post vou compartilhar com vocês um mini guia de 3 bairros mega descolados que normalmente ficam de fora da rota turística em Madrid. Vou falar um pouquinho sobre cada um deles e dar dicas importantes de como chegar, onde comer e o que fazer por lá.

Anota aí!

3 bairros fora da rota turística em Madrid | Créditos: M.O.V.E project
MALASAÑA

SOBRE O BAIRRO:

Malasaña é um bairro super descolado e moderninho onde a vida noturna é bastante ativa e vai até altas horas! Suas ruas abrigam diversos cafés, livrarias, lojinhas locais, brechós, bares e grafites coloridos por toda parte. O bairro é muito frequentado por madrilenhos e também turistas curiosos pois exala cultura e arte em cada esquina – a atmosfera é incrível.

Madrid além do óbvio: Malasaña | Foto: M.O.V.E project

COMO CHEGAR:

De metrô: Pegar a linha 1 (azul claro) e sair nas estaçōes Bilbao ou Tribunal.
De ônibus: 3, 40, 147, 149, M2

O QUE FAZER:

Plaza del 2 de Mayo: É o centro do bairro. No passado, a praça abrigava o Quartel de Monteleón. Atualmente, existe um grande monumento central com o arco original daquela época e estátuas de Luis Daoíz e Pedro Velarde, os dois militares que comandavam o quartel e que foram considerados heróis na história da cidade. Ao redor da praça estão restaurantes e bares que são ponto de encontro do público local – os madrilenhos gostam de ficar ali bebendo, ouvindo música e se divertindo até de madrugada. Visitamos a praça em um domingo e estava rolando uma feirinha vintage que vendia de tudo um pouco – desde ferramentas usadas, até CD’s e discos de vinil. Eu amei!

Compras: Como mencionei, o bairro é cheio de lojinhas vintage e locais. As fachadas retrô são encantadoras e super fotogênicas, mas não deixe de entrar e garimpar também! Entre as mais interessantes estão: Dooc (decor), Pikolinos (sapatos), Arrebato Libros e Tipo Infames (livros). Mas o mais divertido é ir caminhando pelo bairro e descobrindo suas preferidas! Dica: Se você prefere as lojas mais tradicionais, recomendo andar pela Calle Fuencarral.

Feirinha vintage na Plaza del 2 de Mayo | Fotos: M.O.V.E project

ONDE COMER/BEBER:

Carmencita: Brunch maravilhoso! O espaço é pequeno, mas super aconchegante e a comida é deliciosa. (site)

Ojalá: Restaurante do grupo La Musa que também é outra boa opção de café da manhã – servido o dia inteiro, de 10h às 20h. (site)

Pez Tortilla: Tortillas e croquetas desde os sabores mais clássicos até os mais exóticos, servidas em pequenas porçōes ou individuais. Para acompanhar, escolha uma das 30 cervejas artesanais e exclusivas da carta de bebidas. (site)

Azotea Forus Barceló: Rooftop localizado no topo do edifício Barceló. O ambiente ao ar livre que mais parece um jardim, é lindíssimo e a decoração é impecável. O menu também não deixa a desejar; tem boas opçōes para brunch, almoço e jantar, e uma completa carta de bebidas incluindo drinks, vinhos, cervejas e mais. Dica: Faça reserva! (site)

Vacaciones: Bar com temática tropical, grande variedade de drinks refrescantes (e lindos!) e tapas clássicas para acompanhar. O ambiente é encantador. (site)

La Vía Láctea: Bar clássico e agitado com estilo bem vintage, mesas de sinuca e playlist descolada com Rock, Indie e Pop animando ainda mais o ambiente!

Onde comer em Malasaña: Brunch no Carmencitas | Fotos: M.O.V.E project
CHUECA

• SOBRE O BAIRRO:

Chueca é o bairro vizinho de Malasaña – os dois estão literalmente lado a lado. O bairro reúne lojas, praças, bares, restaurantes, pequenas galerias de arte, museus e ainda é palco da festa anual Madrid Orgullo, tornando-se referência para a comunidade LGBT do mundo inteiro.

COMO CHEGAR:

De metrô: Pegar a linha 5 (verde) e sair na estação Chueca.
De ônibus: 1, 2, 3, 37, 46, 74, 146, M2

O QUE FAZER:

Plaza La Chueca: A praça que abriga a estação de metrô com mesmo nome é considerada o coração do bairro. Cercada de bares e restaurantes, é ponto de encontro dos madrilenhos e está sempre bem cheia!

Museo de la história de Madrid: Se você curte história, precisa visitar esse museu! Como o nome já diz, através de sua coleção esse museu conta toda a história da cidade e a entrada é gratuita.

Compras: Assim como Malasaña, Chueca também abriga uma grande variedade de livrarias e lojas locais irresistíveis. Caminhe pelo bairro e explore todas!

ONDE COMER/BEBER:

Mercado de San Antón: Parada obrigatória no bairro! O espaço de 3 andares reúne um supermercado tradicional, pequenos stands de comidas locais e o restaurante La Cocina de San Anton. Ou seja, boas opçōes não vão faltar – não deixe de conhecer! (site)

Mercado de San Ildefonso: Mesmo conceito do Mercado San Antón mas com uma pegada mais street food; grande espaço com mais de 20 stands de comida local, distribuídos em 3 andares. (site)

Bar Sidi: Barzinho estilo boteco, extremamente local. Não espere sofisticação; o bar é bem simples, mas a comida é boa e tem bastante opçōes de bebidas incluindo cervejas e vinhos. Tudo muito barato! (site)

Bodega de la Ardosa: Bar antigo e super tradicional entre os jovens locais. Oferece cervejas importadas, clássicas tapas e sempre está cheio! Se não conseguir uma mesa no primeiro salão, atravesse o balcão e dê uma olhada na parte de trás. Confesso que fiquei um pouco receosa de chegar atravessando o balcão, mas depois de ver algumas pessoas fazendo, fui sem medo. É muito comum! Pode confiar. (site)

Bar Sidi. Sentamos no balcão mesmo, bem informal! | Fotos: M.O.V.E project
LA LATINA

• SOBRE O BAIRRO:

La Latina é um dos bairros mais antigos e tradicionais de Madrid e em contraste, é também considerado um bairro boêmio, certeiro para quem curte a vida noturna. Essa é uma região muito interessante para visitar tanto de dia, quanto a noite. Suas ruas abrigam alguns monumentos históricos como o Teatro La Latina, a Basílica San Francisco el Grande, pequenas igrejas como San Pedro el Viejo e San Andres e o Viaduto de Segóvia e a Puerta de Toledo que marcam os limites do bairro. Quando a noite cai, as calçadas dos restaurantes ficam cheias e os bares e boates super animados, dando ainda mais vida ao bairro. Ou seja, La Latina é uma região versátil que consegue misturar o tradicional com o moderno e agradar a todos os gostos. Vale muito a visita!

Teatro La Latina | Foto: M.O.V.E project

• COMO CHEGAR:

De metrô: Pegar a linha 5 (verde) e sair nas estação La Latina.
De ônibus: 002, 17, 18, 23, 35, 60, M1

O QUE FAZER:

Cava Alta e Cava Baja: São as duas principais ruas do bairro. Elas reúnem excelentes restaurantes e bares animados. Vale a pena caminhar por elas e sentir um pouco da energia e do movimento do bairro.

Basílica San Francisco el Grande: Monumento nacional. Vale a visita! Sua cúpula é a maior da Espanha e seu interior é impressionante, com direito a obras dos artistas espanhóis Zurbarán e Goya.

Teatro La Latina: O terreno que já foi um hospital, atualmente é um dos lugares mais representativos e populares da cidade. Vale a pena conferir as peças em cartaz, principalmente se você tiver crianças – sempre tem boas opçōes infantis! (site)

El Rastro: Tradicional mercado de rua de Madrid que se tornou uma das principais atraçōes da cidade. A feira vende um pouco de TUDO – roupas novas, usadas, antiguidades, CD’s, discos de vinil, bijouterias, enfim, é o programa perfeito para quem adora garimpar. El Rastro acontece todo domingo (e feriados) na Calle de la Ribera de Curtidores – entre La Latina e seu bairro vizinho, Laviapés. (site)

ONDE COMER/BEBER:

El Viajero: Decidimos entrar por acaso e me apaixonei! A casa vermelha de esquina tem 3 andares: no primeiro está o restaurante, o segundo é um lounge e o terceiro um rooftop com uma vista linda do bairro. A decoração é extremamente encantadora e os ambientes mega aconchegantes. Carnes e hamburgueres são especialidade da casa, mas o menu também oferece os clássicos da comida Espanhola como Tortilla, Pan con tomate e Jamòn Ibérico. Super recomendo! (site)

Juana la Loca: Inaugurado no bairro em 2001, Juana la Loca é um restaurante de “pintxos” mais sofisticado e consequentemente, um pouco mais caro que os demais. No menu estão tapas autênticos com apresentação impecável e uma excelente carta de bebidas. Dica: É indispensável fazer reserva. O restaurante é pequeno e está sempre muito cheio. (site)

Hopper: Bar mega descolado cheio de sofás, lounges, mesas e atendimento excelente. Apesar de cheio, o ambiente é muito agradável. A variedade de drinks é grande e assim que você senta eles servem um potinho com amendoins de cortesia. Achei fofo e recomendo!

Graffiti Music Bar: Bar underground com bandas ao vivo e/ou DJ’s tocando melhor da música Indie/alternativa.

Onde comer em La Latina: El Viajero | Fotos: M.O.V.E project
Cerveja, amendoim e Moscow Mule no Hopper | Foto: M.O.V.E project

E aí, gostou? Mesmo se tiver poucos dias na cidade, tente dar uma passadinha em pelo menos um desses bairros. Garanto que não vai se arrepender!

Você já visitou Madrid e conheceu esses bairros? Conta nos comentários o que você mais curtiu e como foi sua experiência. Seu relato pode ajudar outros leitores 🙂

#MOVE_project

Acompanhe também:
Instagram: @m.o.v.e.project
Youtube: www.youtube.com/MOVEproject

Confira também:

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *