Nadando com porcos em Exuma: tudo que você precisa saber sobre o passeio

Oi people!

Como disse no post Guia completo de Exuma, antes de ir para Exuma pesquisei bastante sobre a ilha, o que tem para fazer, passeios, hoteis, restaurantes, etc. Não existem MUITAS informaçōes no Google porque ainda não é um lugar descoberto pelos turistas, mas o pouco que vi foi o suficiente para ficar super animada!

Em um dos sites, li que era bem comum fazer um passeio de barco para conhecer melhor as cays (ilhotas) e comecei a entrar em contato com divesras empresas que faziam esse tipo de serviço. Basicamente todas oferecem a mesma coisa, em duas diferentes opçōes:

1. Group Tour
Essa foi a opção que escolhemos; custa de $180 a $200 por pessoa e o barco pode ter entre 10 e 30 pessoas, dependendo da empresa. Por sorte, nosso grupo tinham apenas 4 pessoas além de nós dois! O roteiro do passeio é limitado e quem faz é a própria empresa, mas inclui os mais famosos spots de Exuma incluindo Sandy Cay, Musha Cay Sandbar, Thunderball Grotto, Nurse sharks e Pig beach. Vou contar todos os detalhes nesse post, mas já adianto que valeu super a pena!

2. Private Boat Tour
Essa opção é ideal para quem quer um barco privado ou para quem quer criar seu próprio roteiro mas o valor é beeeem mais alto.

Em ambas as opções acima, o passeio pode durar full day (8h às 16h30) ou apenas half day (até meio dia). Escolhemos full day pois queríamos aproveitar o dia todo e conhecer tudo!

Depois de muitos emails, fechamos com a empresa Robert’s Island Adventures, que desde o primeiro contato foi bem atenciosa com a gente. A reserva foi feita por email mesmo e o pagamento todo é feito no dia do tour. Eles aceitam Visa, Master e dinheiro, mas não aceitam depósito bancário.

Como não alugamos carro e o Píer (Barraterre) ficava a uns 40 minutos do nosso hotel, a empresa se ofereceu de buscar a gente e, às 7:40 am, nosso transfer estava na porta do hotel nos esperando!

[No final do post deixei o contato de algumas outras empresas que entrei em contato e que também me pareceram super profissionais.]

Infelizmente o dia do passeio amanheceu mega nublado e isso nos desanimou um pouco. Mas, assim que chegamos no Píer, o marinheiro disse que por volta das 10am o tempo iria abrir – e não é que abriu mesmo? Os bahamenses conhecem bem a terrinha.

Nossa primeira parada foi na Sandy Cay, mais conhecida como ilha das Iguanas. Chegando lá, o marinheiro parou nosso barco bem perto da areia e fiquei indignada pois não vi iguana nenhuma! Eis que, minutos depois, elas sentiram nossa presença e resolveram sair da toca. Eram MUITAS iguanas! Nunca vi nada parecido. Achei que nem ia conseguir sair do barco, mas criei coragem e fui até a areia! Realmente, elas são bem tranquilas, ficam paradas o tempo todo, só nos observando. Phillip fez até carinho, mas isso aí já era demais pra mim! Hahaha.

Uma das Iguanas de Sandy Cay, em Exuma |Foto: M.O.V.E project

Depois de ver as Iguanas, fomos conhecer o Musha Cay Sandbar, um banco de areia literalmente no meio do oceano. A temperatura da água estava perfeita e a água era tão clarinha, que conseguimos ver algumas arraias que apareceram ao nosso redor!

Banco de areia no meio do oceano, em Exuma! | Foto: M.O.V.E project

Nessa parada, nosso marinheiro maravilhoso preparou alguns snacks para beliscarmos e o famoso drink da região, Goombay Smash, composto de rum, abacaxi e laranja – delicioso!

A caminho da nossa próxima parada, o marinheiro nos mostrou as mansões de alguns famosos milionários como o mágico David Copperfield, a cantora Faith Hill, Tim McGraw e também Richard Branson. Verdadeiras ilhas privadas avaliadas em milhões de dólares.

Finalmente, depois de uns 30 minutos navegando, chegamos em Thunderball Grotto. A gruta foi batizada com esse nome após a gravação de Thunderball (James bond) que aconteceu lá, em 1965. Nosso barco tinha equipamento de snorkel para todo mundo poder mergulhar, explorar a caverna de água cristalina e ver de pertinho a diversidade enorme de peixes.

Thunderball Grotto, em Exuma | Foto: M.O.V.E project
Água transparente do lado de fora da gruta Thunderball, em Exuma | Foto: M.O.V.E project

Depois da gruta, fomos almoçar no Staniel Cay Yatch Club e a nossa mesa já estava reservada no salão interno. O restaurante é lindinho, o atendimento é atencioso, mas o cardápio é bem básico. Eu escolhi um sanduíche de frango grelhado com fritas que estava ok, mas com certeza, a melhor parte desse almoço foi a Kalik (cerveja local) bem gelada! <3

Bem pertinho do restaurante, tem um deck onde ficam os Nurse sharks (tubarões-lixa). A placa ao lado é bem clara e diz que eles podem morder, mas os corajosos entram na água mesmo assim. Eu me arrisquei e desci alguns degraus – eles ficam bem pertinho e dá muuuito nervoso! Quem não quiser, não precisa entrar, pois a água é tão limpa e cristalina que dá pra ver tudo do lado de fora mesmo!

Observando os tubarōes-lixa, em Exuma | Foto: M.O.V.E project

Para fechar o passeio com chave de ouro, nossa última parada foi na Big Major Cay, mais conhecida como Pig Beach. Sem dúvidas, a praia mais linda, surreal, maravilhosa e estranha que eu já fui na vida.
Os porcos nadaram da areia até o barco para nos receber e eu imediatamente desci para conhecê-los de pertinho. Em busca de comida, eles vem pra cima de você já com a boca aberta, o que pode assustar um pouco. Mas, basta dar uns pedacinhos de pão que eles ficam felizes! Se não tiver nada, é só levantar os braços e mostrar as mãos vazias que na mesma hora eles entendem e dão as costas. Amei demais a experiência e confesso que morri de inveja desses porquinhos que, além de morarem em uma praia particular paradisíaca (ela não é habitada por humanos), recebem muito carinho dos visitantes. QUE vida <3

Nadando com os porcos nesse paraíso! Dá para acreditar nesse visual? | Foto: M.O.V.E project
Porquinho vindo na direção do barco para nos receber na Pig Beach, em Exuma | Foto: M.O.V.E project

No caminho de volta, nosso marinheiro mergulhou para nos mostrar uma das milhões de estrelas do mar que também têm a sorte de viver nesse paraíso! <3 

E fim de passeio! Acho que deu para sentir um pouco como foi né? Foi um dia incrível e inesquecível. Seja privado ou particular, fazer um passeio de barco em Exuma é INDISPENSÁVEL. Vale muito a pena.

Para finalizar, vou deixar aqui algumas empresas que entrei em contato antes de fechar com o Robert’s e que também me pareceram bem profissionais:

4 C’s Adventures
Mr. Clayton Patterson Smith
clayton.p.smith@live.com
(242) 355-7077

Coastline Adventures
Mr. Bob Smith
coastlineadventuresexuma@yahoo.com
(242) 524-8687
(242) 524-4276

Exuma Water Sports
Mrs. Rebecca Lightbourn
info@exumawatersports.com
(242) 357-0770

Espero que tenham gostam do post. Qualquer dúvida, deixem nos comentários! 🙂

#MOVE_project

Acompanhe também:
Instagram: @m.o.v.e.project
 
Youtube: www.youtube.com/MOVEproject

Confira também:

2 Comments

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *