8 praias paradisíacas para conhecer na Rota Ecológica dos Milagres

Oi people!

Dando continuidade a série de posts sobre a incrível Rota Ecológica dos Milagres, nesse post vou listar 8 praias paradisíacas para conhecer no litoral Alagoano.

A Rota Ecológica dos Milagres reúne três municípios: Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. Esse trecho do litoral abriga a segunda maior barreira de corais do mundo, atrás apenas da Austrália e por isso, é também conhecido como Costa dos corais. São aproximadamente 40 km de praias paradisíacas de areia clara, água cristalina e super quentinha.

Antes de qualquer coisa, acho importante se familiarizar com a localização das praias que vou citar nesse post, por isso, aqui vai um mapa!

8 praias para conhecer na Rota Ecológica dos Milagres | Mapa: M.O.V.E project

Praia do Marceneiro

Começando de baixo pra cima, a Praia do Marceneiro fica localizada no município Passo de Camaragibe e é uma das praias mais tranquilas, desertas e bonitas, na minha opinião! Ela tem uma grande faixa de areia, água clara, quentinha e uma única barraca, a Barraca do Ganso, que oferece serviço de guarda-sol, cadeiras, snacks e bebidas na areia. Nessa praia estão alguns condomínios de casa mais sofisticados e dois hoteis incríveis; Paru Boutique e Tuju Boutique. Caminhando pela areia, é possível ver a famosa Capela dos Milagres.

Praia do Riacho

Subindo mais um pouco, já no município de São Miguel dos Milagres, está localizada a Praia do Riacho e como o próprio nome diz, ela tem um pequeno rio que deságua no mar. A praia é cheia de coqueiros, a água é cristalina, quentinha e tem dois restaurantes que oferecem cadeiras, guarda-sol, chuveiro, banheiro, além de bebidas e petiscos: o Mi Casa e o Recanto dos Milagres. Também da areia da Praia do Riacho, é possível ver a famosa Capela dos Milagres.

Praia do Riacho | Foto: M.O.V.E project

Praia de São Miguel dos Milagres

Ao lado da Praia do Riacho está a Praia de São Miguel dos Milagres. Ela tem uma grande estrutura de estacionamento, vários restaurantes pé na areia com banheiros, guarda-sol, comidas e bebidas. Nós conhecemos o Mija Della e adoramos. Nessa praia também tem várias jangadas ancoradas no mar pois é daqui que saem alguns dos passeios para as piscinas naturais. Por isso, essa não é uma praia super deserta, mas uma das melhores opçōes por ser bem central e ter uma estrutura mais completa para passar o dia!

Praia de São Miguel dos Milagres | Fotos: M.O.V.E project

Praia do Toque

Ainda no município de São Miguel dos Milagres fica a Praia do Toque, eleita uma das mais bonitas da Rota e, preciso dizer que compartilho dessa opinião! Diferente das demais, ela não conta com barracas e serviços, a paisagem é paradisíaca, o acesso é um pouco mais escondido e consequentemente ela é super deserta. Para chegar, vá de carro até o final da Rua do Campo. Lá tem um estacionamento onde você precisa deixar o carro (R$10). Em seguida, passe pelo portão vermelho e siga a pé na estradinha de terra por mais ou menos 5 minutos até chegar no paraíso. Quando a maré está baixa, é possível andar até os grandes bancos de areia que se formam na praia. É lindo demais!

Se quiser um pouco mais de estrutura, uma ótima opção é passar o dia no beach club Milagres do Toque. Lá tem piscina, restaurante, bar, música, banheiro, chuveiros e serviço na areia. O day use custa R$80 por pessoa e acho que vale a pena porque é super completo!

Porto da Rua

A Praia do Porto da Rua é, sem dúvidas, a mais movimentada da Rota e a mais frequentada por locais da região. Ou seja, se procura sossego, essa não é a melhor opção. É aqui que está localizado o famoso Restaurante do Enildo, uma ótima opção de almoço delicioso e pé na areia.

Tatuamunha

A Praia de Tatuamunha fica na divisa dos municípios de São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras e é aqui que acontece o grande econtro do Rio com o Mar! Vá preparado pois não tem barracas, restaurantes, nem banheiro. É uma praia bem deserta, MUITO linda e cercada de natureza. Na maré baixa, a água escura do rio faz contraste com a água clarinha do mar e a paisagem fica ainda mais linda. E se a maré estiver mais cheia (e você estiver com sorte) pode até ver uma família de peixes-boi nadando tranquilamente por ali.

Aliás, o Rio Tatuamunha abriga a Associação Peixe Boi, projeto que protege os animais da região organizando e promovendo o turismo sustentavél. As regras são claras: não tocar, não alimentar, não fazer barulho e evitar fazer gestos bruscos perto deles e de outros animais.

Depois de conhecer a praia, aproveite para passar na recém reformada Ponte do Rio Tatuamunha e se programe para assistir o pôr do sol de lá. A paisagem é simplesmente sensacional!

Ponte do Rio Tatuamunha | Foto: M.O.V.E project

Praia de Lages

Localizada no município de Porto de Pedras, a Praia de Lages é conhecida por sua tranquilidade, larga faixa de areia, centenas de coqueiros compondo a paisagem e água transparente. Não à toa já ficou entre as 5 praias mais bonitas do Brasil. É um verdadeiro paraíso! Por lá, o restaurante mais bacana é o Sonhos do Patacho – eles oferecem serviço na areia, além de uma boa estrutura com chuveiros, banheiro e até piscina – ideal para passar o dia!

Praia do Patacho

Outra praia maravilhosa em Porto de Pedras, é Praia do Patacho. Diferente de Lages, que quase não tem estrutura, essa tem algumas barracas, restaurantes e excelentes pousadas como Reserva do Patacho, Zai e Samba Pa Ti. Dica: os coqueiros tortos na orla são atraçōes por si só e rendem fotos lindas.

Praia de Lages e Praia do Patacho | Fotos: M.O.V.E project

Pronto! Agora é só curtir o paraíso. Aespero que tenham gostado desse post.

Ah! Quando estiverem por lá, me marquem nos stories (@m.o.v.e.project) porque eu adoro ver vocês usando as dicas de MOVE e faço questão de respostar sempre!

Acompanhem também:
Instagram: @m.o.v.e.project
Tiktok: @moveproject
E façam parte da nossa comunidade no Telegram clicando aqui.

Confira também:

2 Comments

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *